Trupe vence prêmios em festival de teatro e prepara nova peça





Encenada pela trupe “Garagem e Cia.”, a peça teatral “Quem Casa Quer Casa” voltou a ganhar destaque. Desta vez, levou o prêmio de melhor montagem de teatro infantil oferecido pelo Festival Nacional de Teatro de Taquaritinga. O evento aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho.

A trupe também ganhou outros seis prêmios, como o de melhor cenografia e dramaturgia. Paulinha Flash, diretora do grupo teatral, recebeu homenagens pela melhor direção e melhor figurino.

Rafael Simões recebeu láurea de melhor ator. A peça teatral também ganhou o prêmio de melhor sonoplastia.

A montagem escrita por Tatiana Belinky concorreu com peças dos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. Os atores Raissa Matos e Lukas Rodrigo receberam indicações para os prêmios de melhor atriz e ator e também ator e atriz revelação. Mat Kaytan recebeu indicação de melhor maquiagem.

Com os novos prêmios, a peça que fora apresentada diversas vezes no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” acumula 17 prêmios e nove indicações.

Neste sábado, 9, às 20h, a trupe estreia nova peça quando os integrantes da “Garagem” encenam “A Falecida”, de Nelson Rodrigues. O drama é considerado um grande marco na carreira do dramaturgo.

A história se passa nos anos 1950 no subúrbio carioca e conta o drama de Zulmira, representada por Paulinha, que interpreta uma mulher obcecada pela morte. Apesar de viver na penúria, a protagonista faz o marido, um homem desempregado, prometer que fará um grande e luxuoso enterro.

Segundo a trupe, na obra, o autor deixa explícito que quer mostrar a tristeza e o pessimismo inegáveis da vida humana. Sendo assim, ironia e deboche são características muito marcantes, e a visão do autor é extremamente pessimista, como se no fim tudo fosse dar errado, sempre.

Essa foi a primeira, de muitas vezes, nas quais Rodrigues coloca pessoas frustradas e aparentemente fracassadas como protagonistas.

A montagem vem sendo ensaiada desde fevereiro e será reapresentada no domingo. A direção é de Paulinha Flash, que também participa como protagonista. A entrada é franca e recomendada para maiores de 16 anos.