Trilhas de filmes e adaptações de rock integram shows no CDMCC

262
Publicidade





A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta-se nesta quarta-feira, 13, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415. Sob regência de José Antonio Pereira, o concerto tem início às 20h, com entrada franca

A apresentação integra a “Semana de Prática de Conjunto”, ação que reúne 13 concertos de grupos pedagógicos da instituição. Todas as performances programadas são gratuitas.

No próximo concerto, o grupo que reúne alunos das áreas de sopros (metais e madeiras) e percussão sinfônica selecionou repertório eclético. Entre trilhas de sucessos do cinema – como as músicas-temas dos filmes 007 e O Código da Vinci – e clássicos do rock adaptados para a versão sinfônica – como o “medley” com os maiores “hits” da banda Rolling Stones –, estão também peças de James Swearing, P.I. Tchaikovsky, Joseph Compello e Gilberto Gagliardi.

O grupo é formado por sete flautistas, 15 clarinetistas, nove saxofonistas, cinco trompetistas, três trompistas, sete trombonistas, três tubistas e quatro percussionistas.

Publicidade

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí foi fundada em 1986. Funciona como espaço para a prática em conjunto de alunos de diferentes áreas, em nível intermediário (a partir do 7º semestre).

Em 30 anos de funcionamento, já ganhou o prêmio de melhor conjunto instrumental da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). É grupo considerado importante para a profissionalização de músicos e acadêmicos.

“Além de apresentações, o trabalho do grupo visa a formação e ensino coletivo, reforço e aplicação de todas as disciplinas musicais”, destaca por meio de nota, o maestro Pereira.

A Semana de Prática de Conjunto oferece, ainda, outros concertos. Eles acontecem tanto no teatro do Conservatório como na unidade II, da instituição, situada à rua São Bento, 808, no centro.

No “Procópio Ferreira”, os próximos concertos acontecem amanhã, quinta-feira, 14, na sexta-feira, 15, no sábado, 16, domingo, 17, terça-feira, 19, e na quarta-feira, 20. Às 15h desta quinta, haverá apresentação da Camerata Infantojuvenil, Juvenil e Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí, com coordenação de Márcia Braga.

Na mesma data, o Grupo de Saxofones e Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Marcos Pedroso e Edmilson Baía, fará o segundo concerto do dia, a partir das 20h.

Duas apresentações também estão programadas para esta sexta. A primeira será às 14h, com a Camerata Jovem de Cordas e Camerata de Violoncelos do Conservatório de Tatuí. Os grupos fazem concerto sob coordenação de Elen Ramos Pires e Tulio Pires. A segunda performance tem início às 20h, sendo coordenada por Agnaldo Silva. Na ocasião, o Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí subirá ao palco para concerto.

Neste sábado, 16, às 10h, a Banda Sinfônica Infantil do Conservatório de Tatuí tem apresentação sob coordenação de Marco Antonio Almeida Jr.. À noite, a partir das 20h, o concerto será da Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí, com regência de Dario Sotelo.

O teatro receberá mais uma performance neste domingo. No dia 17, será a vez das orquestras de Cordas Infantil e Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí fazerem apresentação às 10h. A regência é de Eduardo Augusto, com assistência de Daniel Lazala.

Na terça-feira, às 20h, será a vez da Jazz Combo Jovem e Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí subirem ao palco do teatro para apresentação. O concerto tem coordenação de Paulo Flores e Joseval Paes. No mesmo horário, mas na quarta, 20, Juliano de Arruda Campos rege a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí.

No auditório da Unidade II, há apresentações nos dias 19 e 20. Na terça-feira da semana que vem, às 16h, o Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí faz concerto sob coordenação de Altino Toledo. Na quarta, às 10h, será a vez do Coro Infantil, Coro de Câmara e Coro Sinfônico Jovem do Conservatório de Tatuí, com coordenação de Cibele Sabioni e Miriam Cândido.


Publicidade