Travessa tem mão de direção alterada nas imediações da ‘Salles’





O DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana) anunciou mudanças no sentido de travessa na região da avenida Dr. Salles Gomes, no centro.

A travessa Artur Molitor, que antecede a esquina da Salles Gomes com a rua São Bento, passará a receber motoristas nas duas mãos de direção. Até este fim de semana, o tráfego só era possível para veículos que passavam no sentido à rua Stélio Machado Loureiro.

De acordo com o diretor José Roberto Xavier da Silva, do DMMU, a mudança dará uma alternativa a motoristas que desejam desviar de congestionamentos no cruzamento do acesso à Salles Gomes pela rua São Bento.

“Não costumamos fazer mudanças bruscas sem conversar antes com a população. Fizemos uma pesquisa junto a moradores e verificamos que era possível passar a via para mão dupla sem prejudicar ninguém”, explicou Xavier.

Nas próximas semanas, o departamento deve anunciar intervenções na região da rua do Cruzeiro, no quarteirão da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Eugênio Santos”.

O ponto tem congestionamentos frequentes e grande risco de atropelamento, devido aos horários de saída e entrada de alunos na instituição de ensino.

O diretor anunciou a possibilidade de proibir o estacionamento de veículos na margem esquerda da rua do Cruzeiro no quarteirão da escola. A área poderá ser usada para embarque e desembarque de alunos, que utilizarão a faixa de pedestre elevada para atravessar a via, sob vigilância da Guarda Civil Municipal.

“É uma hipótese que temos, de proibir por uma ou duas horas por dia. Queremos discutir isso com a direção da escola e ver o que podemos fazer para ajudar na fluidez e na segurança dos alunos”, vaticinou.

A intervenção no quarteirão da “Eugênio Santos” ocorre após o DMMU autorizar um colégio instalado na rua São Bento a colocar cones de sinalização delimitando área de embarque e desembarque de alunos.

Nos horários de saída do alunado, a própria equipe da escola interdita uma faixa de rolamento da São Bento para que os veículos de pais não atrapalhem o fluxo de veículos que seguem no sentido à Etec (Escola Técnica Estadual) “Sales Gomes”.

Xavier contou que conversa com moradores da região da praça Santa Cruz para eventuais mudanças na rua Santa Cruz e na Juvenal de Campos. A ideia é permitir mão dupla nas duas vias em trecho a partir da praça, onde o tráfego de veículos é menor.

“Vamos conversar, analisar e ver o que podemos fazer. Isso foi um pedido dos próprios moradores, mas precisamos ver se é viável, se não prejudicará o tráfego”, concluiu.