Time profissional de basquete passa por consulta preventiva

Jogadores estavam treinando para disputa da Copa São Paulo

527
Elenco profissional de Tatuí foi atendido pelo médico Leandro Gregorut Lima
Publicidade
Da redação

Na tarde de segunda-feira da semana passada, 16, os atletas do XI de Agosto/AABT/Tatuí passaram por consulta preventiva, na Clínica Movité, em São Paulo. Eles foram atendidos pelo médico Leandro Gregorut Lima, especialista em medicina esportiva, traumatologia e ortopedia.

De acordo com o técnico da agremiação profissional tatuiana, Júlio Malfi, “contar com um profissional de alto gabarito e que já atuara como médico da Confederação Brasileira de Handebol resulta em aspectos positivos”.

“É muito bom contar com um especialista em medicina esportiva, como Lima. Fizemos um bate-papo e avaliações importantes com os nossos jogadores”, informou o treinador.

“Saímos da clínica totalmente esclarecidos, não apenas em relação aos aspectos físicos, mas também em relação ao comportamento nos treinamentos”, complementou.

Conforme Malfi, “é uma honra contar com a amizade de Lima, pois sempre que precisa, o procura, sendo recebido e atendido de uma maneira ímpar”.

Publicidade

“O esporte brasileiro precisa de pessoas como ele, que estão sempre à disposição e se empenhando, dando o seu melhor para auxiliar os atletas”, atestou.

O XI de Agosto/AABT/Tatuí estava treinando para disputar a Copa São Paulo Adulta Masculina – 2020. O município, inclusive, recebeu a cerimônia de apresentação da competição, na Associação Atlética XI de Agosto, dia 29 de fevereiro.

No entanto, devido às medidas de prevenção ao contágio pelo Covid-19, o XI de Agosto/AABT/Tatuí não pôde estrear na Copa São Paulo na quinta-feira, 19. A agremiação jogaria em casa, no ginásio do XI de Agosto, às 19h30, diante do Memorial/Fupes/Santos.

Seguindo orientações da Fiba (Federação Internacional de Basquete), da ConsuBasquet (Confederação Sul-Americana de Basquetebol) e da CBB (Confederação Brasileira de Basketball), a FPB (Federação Paulista de Basketball) decidiu suspender os campeonatos realizados por ela, entre os dias 13 e 19 deste mês.

A suspensão, em caráter preventivo, assinada pelo presidente da FPB, Enyo Dauro Lepos Correia, foi divulgada pela entidade no dia 12. Porém, na tarde de quinta-feira, 19, a federação optou por suspender os torneios por tempo indeterminado. A volta da competição será anunciada com pelo menos cinco dias de antecedência.

A primeira edição da Copa São Paulo tem a participação de seis equipes: XI de Agosto/AABT/Tatuí; Memorial/Fupes/Santos; LSB/Flex/PMS, de Sorocaba; Basquete/Garça; Conti Cola/Assis Basket; e Basquete/Unifae/São João da Boa Vista.

As disputas começaram oficialmente no dia 12, véspera do início da suspensão. Jogando em Sorocaba, a LSB/Flex/PMS inaugurou a competição vencendo o Conti Cola/Assis Basket pelo placar de 91 a 79.

Na sexta-feira, 20, a equipe profissional tatuiana encerrou a terceira semana de treinamentos e suspendeu as atividades esportivas. Conforme Malfi, alguns dos atletas retornaram aos municípios das famílias deles, enquanto outros permanecem em quarentena em Tatuí.

O elenco do XI de Agosto/AABT/Tatuí conta com jogadores de São Roque, Ubatuba, São José do Rio Pardo, Lençóis Paulista e Rio de Janeiro, além do treinador, que reside e voltou à capital paulista.

“Por favor, evitem sair de casa nos próximos dias. O controle da proliferação do vírus depende da resiliência de todos”, finalizou Malfi.

Publicidade