Território Motorsport garante pódio em três categorias do ‘Sertões’ 2019

Competidores percorreram 4.747 quilômetros cruzando seis estados brasileiros (foto: Ricardo Leizer/Fotop)

A Território Motorsport, equipe de rali com sede no município, esteve representada em pódios de três categorias do “Rally dos Sertões”. Considerado “o maior rali das Américas”, o evento teve início no dia 24 de agosto, em Campo Grande (MS), sendo encerrado no domingo seguinte, 1º de setembro, em Aquiraz (CE).

A equipe tatuiana subiu ao pódio com: a dupla Edu Piano e Solon Mendes, vice-campeões da categoria UTV “Over Pró”; Lélio Júnior e Weberth Moreira, também vice-campeões, na UTV “Super Production”; e Rodrigo Luppi e Flávio Bisi, que alcançaram a quarta posição na UTV “Pró”. Todos competiram a bordo do veículo UTVs Can-Maverick X3.

Atuais campeões da Over Pró, Piano e Mendes concluíram a participação no Rally dos Sertões com um tempo total de 35 horas, 26 minutos e 59 segundos, atrás apenas da dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, vencedores da categoria com o tempo de 33 horas, 52 minutos e 12 segundos.

Entre os 55 UTVs que disputaram a prova, Piano e Mendes alcançaram a sétima posição na classificação geral. Desde 2007 competindo juntos, a parceria deles já rendeu a conquista de sete títulos do “Sertões”.

Piloto tatuiano e chefe da equipe local, Piano tem, ao todo, oito títulos do “Sertões” em três categorias distintas. Ele avalia como positiva a 24ª participação consecutiva no grid.

“Foi um rali muito bom, especialmente as duas etapas no Jalapão, que foram nossas preferidas. Estreamos um novo UTV no ‘Sertões’ e colhemos informações importantes para melhorar ainda mais a preparação”, assegura.

“Em seis das oito etapas, ficamos entre os dois mais rápidos da categoria, e foi um resultado bem positivo. Todos da equipe estão de parabéns!”, ressalta o piloto.

Ao término da 21ª participação no evento e com as sete conquistas ao lado de Piano, o navegador Mendes segue como o cearense com mais títulos na história do rali. Ele foi recebido pela esposa e filhos na chegada em Aquiraz.

“É gostoso chegar em casa. O rali se tornou mais difícil para nós, porque tivemos de driblar alguns problemas. Porém, conseguimos recuperar uma posição na classificação geral na reta final”, aponta Mendes.

Vice-campeões da UTV Super Production, Júnior e Moreira terminaram na décima posição geral na estreia da dupla na categoria. Na 16ª participação no rali, esta foi a primeira vez que Júnior pilotou um UTV, e ambos ainda foram os goianos melhores classificados nessa edição.

Já Luppi e Bisi encerraram a participação no quarto lugar na UTV Pró. Conforme Luppi, a edição deste ano foi “um misto de aprendizado com decepção”. A dupla havia vencido três especiais (trechos cronometrados), mas depois tiveram problemas que custaram posições na classificação final.

Na 27ª edição do Rally dos Sertões, os 302 competidores inscritos tiveram o desafio de cruzar os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Piauí e Ceará em oito dias, completando um trajeto de 4.747 quilômetros até a chegada, em Aquiraz.

O percurso que os competidores enfrentaram é superior à distância dos municípios de Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) – localizados nos extremos norte e sul do país – de, aproximadamente, 4.175 quilômetros.

Na atual edição do “Sertões”, a Território Motorsport participou com seis UTVs, quatro motorhomes, seis carros de apoio e 40 pessoas, entre mecânicos, engenheiros, cozinheiros, motoristas e competidores.