Telas de Mingo Jacob figuram exposição no Hotel Del Fiol

Mostra integra a Semana Paulo Setúbal e segue até dia 15

379
Obras de Mingo Jacob estão expostas no hall de entrada do Hotel Del Fiol (foto: Eduardo Domingues)
Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

A mostra “Terra de Paulo Setúbal”, disponível no Hotel Del Fiol desde a segunda-feira, 6, é aberta a toda a população. O artista plástico Domingos Jacob Filho, o Mingo Jacob, frisa que todos podem visitar a exposição.

Conforme o artista, “é uma alegria receber a população no local”. Ele informa que, ao menos duas vezes por dia, está à disposição para conversar e apresentar as obras para estudantes, hóspedes e demais visitantes.

Mingo ressalta “a importância de o Hotel Del Fiol tornar-se mais um ponto cultural no município”. O artista revela que procurou o hotel e, posteriormente, encontrou-se com o Departamento Municipal de Cultural, formalizando a parceria.

“Necessitava de um espaço para expor e o Hotel Del Fiol é um ótimo local, de ambiente agradável e bem localizado”, observou.

A prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou, na segunda-feira, 5, a abertura da mostra. O evento acontece em parceria com o Hotel Del Fiol.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

A exposição, que também faz parte da 77ª Semana Paulo Setúbal, permanece aberta ao público até a próxima quinta-feira, 15, das 9h às 20h. O objetivo é homenagear o escritor tatuiano e a cidade de Tatuí, que comemora 193 anos neste domingo, 11.

De acordo com Mingo, “o fato de a exposição integrar a Semana Paulo Setúbal mostra que, além da música e da literatura, as artes plásticas também homenageiam o município”.

Durante a cerimônia, a artista plástica Terezinha Pinto declamou uma poesia dedicada a Mingo. Ele agradeceu a presença do público, parabenizando Tatuí pelo aniversário, e Paulo Setúbal, pela obra “Alma Cabocla”, tema do Concurso Paulo Setúbal de 2020, que será dedicado ao centenário de publicação da obra.

(foto: Eduardo Domingues)

Ao todo, dez trabalhos em óleo sobre tela – da mais recente produção do artista – integram a exposição. Os trabalhos são da temática intitulada “Paisagens Rurais de Nossa Terra, a Terra de Paulo Setúbal”.

Conforme Mingo, a exposição com trabalhos feitos para a semana de aniversário faz parte de uma tradição iniciada com a Amart (Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região), antes realizada como exposição coletiva com o tema “Tatuí na Visão dos Artistas”.

O diretor municipal da Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna, salienta que o Hotel Del Fiol está abrindo uma possibilidade para que os artistas possam se manifestar e mostrar o potencial das artes plásticas.

“O hotel é de extrema importância para a história da cidade e cede espaço a Mingo, um grande nome das artes plásticas e de enorme relevância cultural”, observou o diretor.

Vianna afirma que as obras de Mingo “trazem um olhar melancólico, pois todos que olham as telas e lembram dos lugares retratados”. “Por algum momento, nós, tatuianos, já passamos por aquela paisagem presente na obra. Talvez, não lembremos onde fica, mas sabemos, no coração, que tivemos a vista daquele local”, comentou Vianna.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome