Tatuianos têm oportunidade de contribuir com o turismo

Proposituras podem integrar o Plano de Desenvolvimento

540
Documento atualizado foi apresentado durante audiência (foto: Eduardo Domingues)
Publicidade

A população pode contribuir com o fomento do turismo tatuiano enviando, até o dia 18, sexta-feira, propostas e sugestões para integrarem a revisão do PDT (Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí).

A prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Turismo, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou na quarta-feira da semana passada, 25 de setembro, audiência pública para apresentar as atualizações do plano.

A audiência é uma determinação da lei municipal 4.976/2015 e da lei complementar estadual 1.261/2015. Ela aconteceu no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, durante a Semana Municipal de Turismo.

A revisão do documento corresponde a uma das principais exigências aos MITs (municípios de interesse turístico). A atualização é obrigatória a cada três anos e está sendo elaborada, novamente, pelos agentes de turismo da prefeitura. O documento revisado terá vigência durante o triênio 2020-2022.

Por sua vez, o documento, integrante do Plano Diretor de Tatuí, tem como objetivo definir as principais diretrizes, programas e projetos “visando aprimorar e fomentar o desenvolvimento do turismo local”.

Publicidade

As tratativas iniciais do planejamento que definirá as ações futuras do setor começaram há um ano, quando o Departamento Municipal de Turismo promoveu a primeira audiência, no Centro Cultural, sobre a necessidade da revisão e a primeira etapa com coleta de propostas.

Na reunião ordinária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) do mês de setembro deste ano, houve a entrega do documento para apreciação do órgão.

O comitê de avaliação do documento é formado pelo presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano, e pelos conselheiros Luís Antônio Galhego Fernandes e João Carlos Vaz de Almeida.

De acordo com Graziano, a comissão analisou a revisão do PDT e aprovou as alterações. Na sequência, os turismólogos do DMT apresentaram o plano atualizado e revisado, nesta segunda audiência pública.

Após o encerramento deste período para recebimento de novas proposituras, no dia 29 deste mês, haverá reunião entre a comissão do Comtur e a equipe técnica do DMT.

Conforme o planejamento do setor municipal, no dia 5 de novembro, o PDT revisado será apresentado na reunião do Comtur, para deliberação e votação.

Sendo aprovado, no dia seguinte, o documento será encaminhado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, para posterior envio à Câmara Municipal.

Os presentes nesta segunda audiência pública puderam discutir, sanar dúvidas e oferecer novas ideias a serem integradas ao novo planejamento.

Rafael Halcsik Coutinho, turismólogo do DMT, classificou a audiência como positiva, apesar de esperar participação maior da população. Ele reforçou que as propostas recebidas serão analisadas.

“Estamos à disposição para receber novas propostas. Caso alguém julgue pontos que necessitam de melhorias ou, até mesmo, de retirada do plano, todas serão analisadas”, assegurou Coutinho.

“A ideia é fazermos da forma mais democrática possível e que, assim, todos possam contribuir”, acrescentou o turismólogo Jean Vinicios Sebastião.

O presidente do Comtur também aponta que a participação da população na audiência foi “abaixo do que seria necessário”. “Reitero que a participação, principalmente das pessoas do ‘trade’ turístico, é extremamente importante para o desenvolvimento turístico de Tatuí”, declarou.

Para o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, “este é o momento ideal para atualização e revisão do plano, pois o turismo está em ascensão no município”.

Sinisgalli acredita que o trabalho desenvolvido pela prefeitura, por meio da pasta na qual é titular, e pelo Comtur está permitindo que os munícipes vejam o turismo com mais relevância.

“O interesse da população está crescendo, pois ela está vendo que o turismo é gerador de empregos e fonte de renda, além de auxiliar no desenvolvimento de Tatuí”, garantiu o secretário.

O PDT revisado está disponível no site da prefeitura (www.tatui.sp.gov.br). A população pode contribuir com a revisão do documento, enviando ideias e sugestões por e-mail (turismo@tatui.sp.gov.br ou turismo.tatui@gmail.com). Informações ou dúvidas podem ser atendidas pelo telefone: (15) 3259-4135.

Publicidade