Tatuianos ‘dominam’ corrida a pé de 6 km realizado em circuito

Prova aconteceu no circuito do Centro Hípico na manhã de domingo

Dos 140 atletas que disputaram a Eco Runner, 104 representaram Tatuí. O resultado de tamanha participação não poderia ser outro: pódios formados pela maioria do “pé vermelho”. As posições de destaque registradas pelos tatuianos foram ocupadas tanto nas categorias geral masculina como feminina.

A competição realizada no domingo, 9, teve participação de 71 mulheres e de 69 homens. No total, 64 tatuianas entraram no circuito C3 Castanheiro, do Centro Hípico de Tatuí – local de realização também do Eco Biker 300. As demais competidoras representaram Itapetininga, Itu, São Paulo, São Sebastião e Sorocaba.

Os homens vieram de Cesário Lange, São Sebastião, Sorocaba, Ilha Bela, Itu, Torre de Pedra, Capão Bonito, Piracicaba, Cerquilho, Itapetininga, Tietê, Salto de Pirapora, Osasco, Campinas. Tatuí registrou 38 atletas na disputa.

De Tatuí, na geral feminina, Luciana Aparecida da Silva sagrou-se campeã, com o tempo de 30min19s. O segundo lugar ficou com Bruna Halcsik, que cruzou a linha de chegada em 32min49s. Em terceiro, esteve Denize Jorge dos Santos, de São Sebastião. Ela finalizou o percurso com o tempo de 34min43s.

Na geral masculina, o pódio ficou totalmente com os tatuianos. Venceu como campeão José Eduardo Costa, em 25min24s; como vice-campeão figurou Francisco Valdemir Pereira Azevedo, com o tempo de 25min34s; e, em terceiro, Maikon Antonio Martins Pereira cruzou a linha de chegada em 26min14s.

Realizada na modalidade “trail runn”, a competição consistiu em corrida a pé (sem o uso de bicicleta), em circuito cross country. Os atletas percorreram um trecho de, aproximadamente, 6 km, demarcado nos limites do Centro Hípico.

Os atletas participaram de preparativos no dia anterior à prova. No sábado, 8, eles fizeram atividades de reconhecimento, das 7h às 10h, e receberam os kits, das 17h às 20h. Já no domingo, houve a abertura do check-in às 6h e, às 7h30, a largada. O evento terminou às 9h, com a premiação iniciada a partir das 10h.

A prova apresentou percurso de relevo acidentado. Os atletas tiveram de percorrer desde trilhas na mata com piso bastante variado, a espaços com pista formada por cascalho, grama e terra batida. O circuito de nível de dificuldade médio a alto nível de dificuldade contou com subida acumulada superior a 130 metros.