Tatuí termina os ‘Regionais’ em 5º lugar

Atletas do voleibol masculino levaram o título da categoria (foto: AI Prefeitura)

A cerimônia de premiação e encerramento realizada em Cerquilho, no último sábado, 14, marcou o fim do 62º Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A competição, sediada em Tatuí, Cerquilho e Boituva, teve início no dia 3, terça-feira, somando dez dias de disputas.

O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, e o diretor de esportes Douglas Dalmatti Alves Lima estiveram presentes na solenidade.

A sexta-feira, 13, marcou a disputa das últimas modalidades do evento. O município participou de quatro confrontos em diferentes categorias.

O xadrez masculino livre enfrentou a equipe de São Roque e perdeu por 3 a 1. A derrota na última rodada da categoria deixou o time tatuiano em sétimo lugar na classificação final, com 7,5 pontos.

O município esteve presente na disputa do terceiro lugar do futsal feminino livre. Após empatar com Piedade pelo placar de 2 a 2, as adversárias foram superiores nas penalidades, vencendo por 5 a 4, deixando a equipe tatuiana com o quarto lugar na categoria.

Tatuí participou das finais das categorias feminina e masculina de voleibol e obteve 50% de aproveitamento. A equipe feminina jogou contra Sorocaba e foi derrotada por 3 sets a 1, com parciais de 26 a 28, 25 a 20, 22 a 25 e 20 a 25, ficando com o vice-campeonato.

Em contrapartida, na disputa do masculino livre, Tatuí conquistou o título da categoria ao aplicar 3 a 0 sobre Itu, marcando 27 a 25 no primeiro, 25 a 18 no segundo e 25 a 14 no último set.

Com o encerramento das disputas, Tatuí conquistou o título de três modalidades: além do voleibol masculino, a cidade foi campeã nas categorias femininas de capoeira e judô.

Assim como a equipe feminina de voleibol, o judô e o vôlei de praia nas categorias masculinas conquistaram o vice-campeonato de suas modalidades.

A capoeira masculina, tênis feminino e damas livre, também conseguiram destaque, ao alcançarem a terceira posição geral de suas respectivas categorias.

Apesar de não alcançar o pódio, a cidade obteve o quarto lugar nas categorias: tênis masculino e futsal feminino; e quinto lugar com o futsal masculino, atletismo feminino, biribol e natação feminina ACD.

Na sexta posição, ficou o basquete masculino até 20 anos de idade; em sétimo, o xadrez masculino; e na oitava colocação figurou a natação masculina ACD, atletismo feminino ACD e o ciclismo feminino.

Com esses resultados, somados ao desempenho de outros atletas que representaram o município, Tatuí conquistou 102 pontos e concluiu a participação na quinta colocação geral do 62o Jogos Regionais.

Essa posição garantiu o melhor desempenho do município na história dos Jogos. Antes, as cidades eram separadas por divisões e Tatuí pertencia à segunda divisão, sem nunca ter conseguido ser promovida para a primeira.

“Tatuí sempre batia na trave e não conseguia subir para a primeira divisão dos Jogos. A melhor campanha havia sido o terceiro lugar na segunda divisão em 2013, mas apenas as duas melhores obtinham o acesso”, explicou Lima.

Equipe feminina ficou com o vice-campeonato de voleibol (foto: AI Prefeitura)

Sorocaba conquistou 28 das 65 modalidades, somou 330 pontos e foi a cidade campeã da competição. Na sequência, aparecem Jundiaí, com 260 pontos, e Santana de Parnaíba, com 147, na segunda e terceira posições, respectivamente.

Os Jogos Regionais contaram com 54 municípios participantes e um total de 5.411 atletas, sendo 3.467 homens e 1.944 mulheres. Ainda, tiveram 364 dirigentes, 248 pessoas na arbitragem e mais 50 responsáveis pelos comitês dirigentes, totalizando 6.073 pessoas diretamente envolvidas nas competições.

Segundo Lima, “a oportunidade de realizar o evento foi uma boa experiência e serviu para acrescentar à história da cidade”. Ele ainda mostrou satisfação com os resultados alcançados.

“O desempenho foi muito gratificante, pois via o empenho e trabalho realizados pelos responsáveis de cada modalidade. Mas, o quinto lugar foi uma posição até inesperada. As cidades que terminaram melhores classificadas já têm trabalhos com categorias de base dos esportes, anos à nossa frente”, completou.

A professora Ivone Santos, supervisora da modalidade de atletismo e atletismo ACD, fez questão de elogiar a organização do município.

“A cidade atendeu prontamente todas as exigências necessárias, deixando o local em perfeitas condições para nós e os atletas trabalharmos”, disse a supervisora.

A cidade foi responsável por sediar, com exclusividade, o atletismo na pista municipal, a natação nas dependências do Clube de Campo e o mountain bike no Centro Hípico.

Também recebeu partidas das modalidades de futebol, futsal, vôlei e handebol, no Clube de Campo, Associação Atlética XI de Agosto, Sesi, Clube do Sindicato dos Metalúrgicos e no estádio “Menotti de Campos”.