Tatuí terá 160 apartamentos ‘populares’

Secretário Nelson Baeta Filho (Habitação), a prefeita Maria José e o secretário de Governo Luiz Gonzaga (foto: AI Prefeitura)

A prefeita Maria José Vieira de Camargo assinou na segunda-feira, 2, em São Paulo, com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), órgão da Secretaria de Estado da Habitação, um convênio para a construção de 160 novas unidades habitacionais em Tatuí.

O empreendimento será construído, após o processo licitatório, em 48 meses, em área de 17,4 mil m2, localizada no bairro Inocoop. Será composto por um conjunto habitacional de 160 apartamentos, em dez torres com 16 apartamentos em cada uma delas (quatro por andar).

“Uma grande notícia para Tatuí. Agora, é correr com a documentação para iniciarmos logo essa obra, que irá gerar emprego e moradias próprias para 160 famílias”, declarou a prefeita Maria José Vieira de Camargo.

Participaram da reunião em São Paulo, além da prefeita o do secretário do Governo e ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, o secretário estadual Nelson Baeta Filho (Habitação), Geninho Zuliani (coordenador do Programa Cidade Legal) e o engenheiro Luiz Otávio Carvalho, responsável pelo Atendimento aos Municípios.

Segundo Gonzaga, o empreendimento vem para combater o elevado déficit habitacional, atendendo as pessoas de baixa renda e que não tiveram a oportunidade de participar de outras construções realizadas na cidade.
“A expectativa que se criou no passado foi muito grande, muitas pessoas sonharam com sua casa própria e não tiveram condições. Desta vez, o trabalho foi feito para construirmos casas para quem realmente precisa”, pontuou Gonzaga.

“Tenho certeza de que a CDHU vai oferecer um sorteio transparente para contemplar essas pessoas e que elas possam conquistar o sonho da casa própria”, acrescentou.

Para melhor aproveitamento do terreno, localizado em uma área considerada nobre, próxima ao centro, a administração sugeriu que as unidades fossem construídas em apartamentos, e não em casas térreas.

“As unidades serão instaladas próximas a escolas, creches e posto de saúde. O cidadão estará em um local privilegiado da cidade”, relatou Gonzaga.

O secretário ainda antecipou que a administração continua trabalhando para conquistar outras unidades para o município e aguarda a liberação, junto ao Ministério das Cidades, de outros empreendimentos, em parceria com os programas Minha Casa Minha Vida e Casa Paulista.

“Vamos trabalhar para que essas 160 casas se somem com mais 200 ou até 500 moradias, que vamos trabalhar para trazer para Tatuí”, comentou.

Gonzaga também destacou a importância da parceria da administração municipal com o governo do Estado, argumentando que “os recursos estão auxiliando em importantes melhorias para a cidade e o enfrentamento da crise brasileira”.

“Tem sido uma relação excelente, o governo do estado tem dado a Tatuí toda a atenção. Conseguimos verbas importantes, recursos que estão ajudando a recuperar a malha viária da cidade, que estava deteriorada”, sustentou o secretário.

“Na área da Saúde, também tivemos verbas para recuperação da Santa Casa. O governo está olhado para os municípios, não só para Tatuí”, concluiu.

As dimensões dos apartamentos e os respectivos valores ainda não foram divulgados pela administração municipal.