Tatuí sedia concurso interestadual de fanfarras e bandas no domingo

O secretário de cultura Casssiano Sinisgalli, a prefeita Maria José e o diretor da FFabesp, Silvaldes Aparecido Ferreira, no paço municipal (foto: AI Prefeitura)

A Capital da Música sedia neste domingo, 2, a V Copa do Brasil – Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas “Maestro Edson Rodrigues – Moita”. A disputa reúne 18 grupos musicais, que se apresentarão na Praça do Barão, a partir das 9h.

O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Abaçai e pelo Conservatório de Tatuí, em parceria com a FFabesp (Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo).

De acordo com o diretor executivo do Conservatório, Ary Araújo Júnior, o concurso tem abrangência nacional, com o objetivo de promover o intercâmbio entre os integrantes das diferentes corporações musicais. “E não poderia haver lugar mais adequado para sediar esta Copa do Brasil, senão a Capital da Música”, defendeu o diretor.

O evento ainda visa estimular a criação de bandas e fanfarras e incentivar as corporações musicais ao aprimoramento de métodos e técnicas, “além de contribuir para o espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão”, conforme afirmado pela Prefeitura, por meio da assessoria de comunicação.

O regulamento da Copa prevê sete categorias técnicas: banda musical, banda de percussão com instrumentos melódicos, banda de percussão, fanfarra simples, fanfarra com uma válvula, banda marcial categoria 15 anos e banda marcial sênior.

Os grupos serão avaliados por uma banca especializada, que deverá considerar repertório, arranjo, harmonia, melodia, ritmo, interpretação, articulação e dinâmica, afinação, tempo e precisão rítmica, dificuldade técnica da peça, uniformidade dos integrantes, alinhamento, marcha, coreografia, baliza e postura, entre outros quesitos.

Todas as corporações participantes receberão certificados e medalhas. Os primeiros lugares levarão troféus e placas.

Entre os grupos inscritos, estão: a Banda de Percussão Municipal da Juventude e a Banda Marcial Municipal da Juventude, de Sertãozinho (SP); Banda Marcial Municipal Maestro Rossini, de Cristais Paulista (SP); Banda Sinfônica Jovem, de Jacareí (SP); Banda Sinfônica Lino – Instituto Cultural Santa Isabel, de Ferraz Vasconcelos (SP); Banda Sinfônica, de Serrana (SP); Banda Musical Dora Peretti de Oliveira, de Mogi das Cruzes (SP); e Famumi (Fanfarra Municipal Miyoji Kayo), de Miracatu (SP).

O evento ainda conta com a participação dos grupos: Famup (Fanfarra Municipal de Potim – SP); Fanfarra Municipal da Capela, de Vinhedo (SP); Banda Marcial de Guariba (SP); Banda Marcial Municipal de Morro Agudo (SP); Famutre (Fanfarra Municipal de Tremembé – SP); Lyra Santana de Parnaíba (SP); Banda Marcial Professor Alfeu Gasparini, de Ribeirão Preto (SP); e Banda Marcial Municipal de Bocaína (SP).

Além das 15 agremiações representando o estado, a Copa tem a participação da Corporação Musical Líbano Brasileiro, de Belford Roxo (RJ); da Sociedade Musical Nossa Senhora Aparecida, de Santos Dumont (MG); e da Banda Musical de Marcha Escola Master, de Brasília (DF).