‘Tatuí Folia – Samba e Alegria’

Pré-Carnaval acontece neste sábado, com “esquenta” na Praça da Matriz

1366
Carnaval 2019 terá extensa programação em Tatuí (foto: arquivo O Progresso)
Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, definiu na quinta-feira, 31 de janeiro, a programação do Carnaval 2019, que tem como tema “Tatuí Folia – Samba e Alegria”.

De acordo com o secretário da pasta, Cassiano Sinisgalli, os grupos tiveram até segunda-feira, 28 de janeiro, para realizarem as inscrições. Já a programação completa foi definida a partir da confirmação de participação dos blocos na “folia” tatuiana.

“Vamos fazer uma festa simples – com gastos bem abaixo de outras versões, que chegaram a gastar mais de R$ 600 mil -, porém, recheada de atrações para foliões de todas as idades”, ressaltou o secretário.

A programação carnavalesca da Capital da Música terá mais de 30 dias impulsionada pela iniciativa espontânea dos blocos e clubes e com eventos promovidos no CEU das Artes, na Praça da Matriz e com o Carnaval de Americana.

A primeira atividade já tem início neste sábado, 2. Durante todos os sábados de fevereiro, sempre às 11h, haverá atrações diversas na Praça na Matriz, com o projeto “Esquenta de Carnaval”.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

A abertura será realizada pelo bloco Unidos do Clube de Campo. A animação do segundo sábado do mês (dia 9) fica por conta do bloco Unidos da Americana. Já no dia 16, os integrantes da Banda do Bonde serão a atração e, no dia 23, a Banda do Bânga se apresenta no coreto.

“Nós fomos surpreendidos pelo número de blocos na cidade. Aumentou bastante neste ano. É um trabalho que vem sendo realizado, nos últimos dois anos, de modo alternativo, com meios econômicos para resgatar a tradição tatuiana, mas que tem crescido a cada edição”, salientou.

Conforme Sinisgalli, no primeiro ano da gestão da prefeita Maria José Vieira de Camargo, “os trabalhos começaram tímidos”, com poucos recursos e contando com a ajuda dos carnavalescos da cidade.

O resultado, segundo ele, deu certo, e já em dezembro de 2017 uma equipe se reuniu para definir a programação de 2018, que contou com o “Encontro dos Blocos”. Para a festa de Momo de 2019, os preparativos também tiveram início em dezembro do ano anterior.

“Contamos com a parceria dos carnavalescos nos outros anos, e já tivemos uma reunião em dezembro para ver o que cada pessoa tinha de projeto para 2019. Elaboramos Carnaval em cima do que eles queriam e nos pediram”, comentou.

Além dos “esquentas” com os blocos, a programação conta com homenagens aos antigos Carnavais. Na próxima sexta-feira, 8, às 20h, no Centro Cultural, acontecerá a abertura da exposição “Tatuhy – Passarela de Alegrias e Alegorias”, com a presença do Cordão dos Bichos e dos blocos Império do Samba e Banda do Bonde.

A exposição terá cerca de 80 fotos, pertencentes ao acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, digitalizadas e restauradas por Thony Guedes.

Conforme o secretário, o objetivo é apresentar a tradição que Tatuí tem na festividade carnavalesca, em que grupos de amigos se reuniam, projetavam suas alegorias e, depois, desfilavam pelas ruas da Cidade Ternura.

“Essa foi a forma que a Cultura encontrou para apresentar o que, nos tempos áureos, os tatuianos levavam aos seus foliões, por meio da criatividade nas construções de seus carros alegóricos”, destacou o diretor da Cultura, Rogério Vianna, por meio de nota.

A exposição ficará aberta até a terça-feira de Carnaval, dia 5 de março, gratuitamente ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 18h às 21h.

“Aí, tem o Carnaval do distrito Americana. Voltamos com este evento, a pedido dos moradores do bairro. Era muito tradicional, parou e a gente retornou no ano passado. Neste ano, todos os blocos já confirmaram que vão estar presentes, e temos uma expectativa muito boa com a programação de lá”, destacou Sinisgalli.

Resgatado em 2018, o pré-Carnaval de Americana será realizado no sábado, 23. Às 14h, na quadra de esporte do distrito, acontecerá o tradicional “Futebol das Bonecas”.

Depois, das 15h às 20h, ocorre o desfile pelas ruas do distrito, com a presença do Cordão dos Bichos e dos blocos Unidos da Americana, Império do Samba, Unidos do Clube de Campo e Banda do Bonde, além de trio elétrico.

Outro esquenta do mês de fevereiro é a “Folia no CEU”, dia 28, quinta-feira, às 19h, no CEU das Artes, com Zumba Carnavalesca e a participação do Cordão dos Bichos, além da ala show do Império do Samba e de DJs convidados.

Sinisgalli destaca que, durante os quatro dias de Carnaval, a Praça da Matriz sediará folias e matinês, com a parceria dos blocos, do Cordão dos Bichos, DJs, animadores e bandas.

“Queremos reunir pessoas de todas as idades em uma festa para a família. Estamos planejando um sistema de segurança e, também, não vamos nos estender até muito tarde, para que todos possam participar do começo ao fim da festa, desde crianças até os idosos”, enfatizou.

“Até as músicas dos blocos a gente quer que mantenha o Carnaval tradicional, com samba-enredo e marchinhas. Lógico: vai tocar um pouco de outras músicas, hits do Carnaval, mas queremos manter um bom nível musical para todas as faixas etárias”, reforçou.

A abertura oficial será no sábado, dia 2 de março, das 21h à 1h30, com baile carnavalesco e show da banda Banda Balakubaka. No domingo, 3 de março, a festa começa no período da tarde, com matinê infantil. Das 15h às 19h, haverá oficina de máscaras, pintura facial, animadores, participação do Cordão dos Bichos Mirim e DJ.

No domingo à noite, acontece o “Encontro de Blocos”, das 20h30 às 23h, com a participação do Cordão dos Bichos e dos blocos Império do Samba, Unidos do Clube de Campo, Banda do Bonde e Rebanho das Ovelhas Coloridas. A concentração será em frente à escola “Eugênio Santos” e o desfile, pela rua 11 de Agosto.

Na segunda-feira, 4, das 21h à 1h, haverá o tradicional “Baile Carnavalesco”, com DJ e show com banda. Na terça-feira, acontece a segunda matinê, das 16h às 19h, e das 20h às 23h, novo “Encontro de Blocos”, com o Cordão dos Bichos e os blocos Império do Samba, Unidos do Clube de Campo, Banda do Bonde e Rebanho das Ovelhas Coloridas.

“Cada bloco vem desfilando pela rua 11, sobe no palco, faz a batucada de uns 15 minutos e entra um outro. Alguns ficam na praça e outros retornam para a sede. Ainda não é um desfile, mas a gente vai fazer um troféu de participação dos blocos para incentivá-los”, antecipou.

O secretário ressalta que a programação planejada para 2019 deve ajudar as entidades municipais. Isso porque a prefeitura abrirá edital de chamamento e cederá o uso da praça da alimentação para que se possa explorar a venda nas barracas, revertendo-se os recursos a entidades.

“No ano passado, já foi feito isso, e a gente achou muito legal, traz recursos para as entidades. É uma oportunidade de elas terem um recurso, principalmente no começo do ano, que a gente sabe que a situação financeira fica mais difícil”, argumentou.

Segundo Sinisgalli, além da programação definida pela secretaria, o órgão deve dar apoio na divulgação dos bailes que acontecem nos clubes fechados, como o “Verde e Branco”, do Clube da Terceira Idade; “Vermelho e Preto”, no Bangalô; e o “Azul e Branco”, no Clube de Campo.

Também devem ser divulgados o “Baile do Bonde” e o “Baile à Fantasia”, do clube XI de Agosto, que voltam a acontecer neste ano, e o “Carnarock”, do bar Dama de Ferro. “A gente está ajudando todos os segmentos”, garantiu.

“Outra novidade é que estamos ajudando a promover os ensaios abertos, com apoio do DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana). Estamos promovendo e divulgando estes ensaios, e isso é muito legal. Já começamos a entrar no clima de Carnaval. É uma programação extensa”, concluiu.

Ensaios de blocos

A Banda do Bonde reunirá os integrantes para ensaios abertos neste sábado, 2, às 16h30, na Villa Alemã, na avenida Cel. Firmo Vieira de Camargo; na sexta-feira, 8, às 19h, na Praça da Matriz; dia 15, sexta-feira, às 17h, no Pátio Vivaz; dia 16, sábado, às 17h, na Associação Atlética XI de Agosto; dia 22, sexta-feira, às 19h, na praça Ayrton Senna; e dia 1º de março, sexta-feira, às 19h, na Associação Atlética XI de Agosto.

O grupo Império do Samba tem ensaios todas as segundas, terças e quartas, às 19h30, na Concha Acústica.  O bloco Unidos da Americana se reúne todas as segundas, quartas e sextas, às 19h, e aos domingos, às 15h30, na quadra de esportes do distrito de Americana.

O Rebanho das Ovelhas Coloridas terá ensaios abertos às quartas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27, na praça Ayrton Senna; dia 17, domingo, às 16h, no CEU das Artes; e dia 24, domingo, às 16h, no Fuel’s Bar.

Bailes

Os clubes e praças de Tatuí serão palco de diversos “esquentas”. “O colorido dos bailes carnavalescos, seja ele vermelho, preto, azul, verde ou branco, também já tem data definida, e o que importa é que plumas, paetês, confetes e serpentinas estejam prontos à animação”, conforme a assessoria de comunicação da prefeitura ressaltou em nota.

No sábado, 16, às 22h, o Clube Renascer da Terceira Idade promove o baile “Verde e Branco”, com a Banda Virada do Século; no sábado, 23, às 23h, o Bangalô Bar e Cozinha terá o baile “Vermelho e Preto”; dia 2 de março, sábado, às 15h, acontece concentração na “Praça do Barão”, com desfile do Bloco do Vagalume; dia 2 de março, sábado, às 22h, na Associação Atlética XI de Agosto, será a vez do “Baile do Bonde”, com a Banda Lexo e a bateria do Bonde.

Ainda no sábado, 2 de março, às 23h, no Clube de Campo, tem o baile “Azul e Branco”, com a Banda Ferveção; domingo, 3 de março, às 14h, também no Clube de Campo, acontece o “Futebol das Bonecas”; domingo, 3, às 14h, no bar Dama de Ferro, será promovida a sexta edição do “Carnarock”.

No domingo, 3, segunda, 4, e terça, 5, às 16h, na Associação Atlética XI de Agosto, acontecem matinês carnavalescas;  no mesmo dia e horário, tem matinê no Clube de Campo; e na segunda-feira, 4, às 22h, no XI de Agosto, ocorre o “Baile à Fantasia”, do Bonde, com a Banda Lexo e a bateria do bloco.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova