Tatuí Folia – Samba e Alegria deve reunir mais de 8.000 na “Matriz”

Programação oficial inicia neste sábado com atividades diversificadas

1320
Durante os quatro dias de Carnaval, a Praça da Matriz sediará folias e matinês (foto: arquivo O Progresso)
Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

Tem início neste sábado, 2, a programação oficial do Carnaval 2019, cujo tema é “Tatuí Folia – Samba e Alegria”. Serão quatro dias de festa, com boa parte da programação realizada ao ar livre, na Praça da Matriz, onde se espera mais de 8.000 pessoas.

A expectativa é do secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli. Em entrevista a O Progresso, ele ressaltou que, durante os quatro dias de Carnaval, a Praça da Matriz sediará folias e matinês, com a parceria dos blocos, do Cordão dos Bichos, DJs, animadores e bandas.

“Queremos reunir pessoas de todas as idades em uma festa para a família. Estamos planejando um sistema de segurança e, também, não vamos nos estender até muito tarde, para que todos possam participar do começo ao fim da festa, desde crianças até os idosos”, enfatizou.

“Até as músicas dos blocos a gente quer que mantenha o Carnaval tradicional, com samba-enredo e marchinhas. Lógico: vai tocar um pouco de outras músicas, hits do Carnaval, mas queremos manter um bom nível musical para todas as faixas etárias”, reforçou.

A abertura oficial é neste sábado, 2, das 21h à 1h30, com baile carnavalesco e show da banda Banda Balakubaka. Neste domingo, 3, a festa começa no período da tarde, com matinê infantil. Das 15h às 19h, há oficina de máscaras, pintura facial, animadores, participação do Cordão dos Bichos Mirim e DJ.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

À noite, acontece o “Encontro de Blocos”, das 20h30 às 23h, com a participação do Cordão dos Bichos e dos blocos Império do Samba, Unidos do Clube de Campo, Banda do Bonde e Rebanho das Ovelhas Coloridas. A concentração será em frente à escola “Eugênio Santos” e o desfile, pela rua 11 de Agosto.

Na segunda-feira, 4, das 21h à 1h, haverá o tradicional “Baile Carnavalesco”, com DJ e show com banda. Na terça-feira, acontece a segunda matinê, das 16h às 19h, e das 20h às 23h, novo “Encontro de Blocos”, com o Cordão dos Bichos e os blocos Império do Samba, Unidos do Clube de Campo, Banda do Bonde e Rebanho das Ovelhas Coloridas.

“Cada bloco vem desfilando pela rua 11, sobe no palco, faz a batucada de uns 15 minutos e entra um outro. Alguns ficam na praça e outros retornam para a sede. Ainda não é um desfile, mas a gente vai fazer um troféu de participação dos blocos para incentivá-los”, antecipou.

Conforme Sinisgalli, no primeiro ano da gestão da prefeita Maria José Vieira de Camargo, “os trabalhos começaram tímidos”, com poucos recursos e contando com a ajuda dos carnavalescos da cidade.

O resultado, segundo ele, deu certo, e já em dezembro de 2017 uma equipe se reuniu para definir a programação de 2018, que contou com o “Encontro dos Blocos”. Para a festa de Momo de 2019, os preparativos também tiveram início em dezembro do ano anterior.

A programação ainda conta com homenagens aos antigos Carnavais. Até terça-feira, 5, acontece a exposição “Tatuhy – Passarela de Alegrias e Alegorias”, no Centro Cultural. A mostra tem cerca de 80 fotos, pertencentes ao acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, digitalizadas e restauradas por Thony Guedes.

Conforme o secretário, o objetivo é apresentar a tradição que Tatuí tem na festividade carnavalesca, em que grupos de amigos se reuniam, projetavam suas alegorias e, depois, desfilavam pelas ruas da Cidade Ternura. A exposição ficará aberta gratuitamente ao público, nos quatro dias, das 18h às 21h.

O Carnaval ainda conta com programações da iniciativa privada. No sábado, acontece o desfile do Bloco do Vagalume, às 15h, na Praça do Barão; Baile do Bonde, com a Banda Lexo e a bateria do Bonde, às 22h, na Associação Atlética XI de Agosto; e o Baile Azul e Branco, às 23h, no Clube de Campo, animado pela Banda Ferveção.

No domingo, às 14h, acontece o “Futebol das Bonecas”, no Clube de Campo. No mesmo horário, os amantes do rock reúnem-se no bar Dama de Ferro, na rua do Cruzeiro, para a sexta edição do CarnaRock (reportagem nesta edição).

Já na segunda-feira, às 22h, tem o “Baile à Fantasia do Bonde”, com a Banda Lexo e a bateria do Bonde, na Associação Atlética XI de Agosto. A programação infantil também impera nos dias 3, 4 e 5, às 16h, com matinê carnavalesca na Associação Atlética XI de Agosto e no Clube de Campo.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia