Tatuí deverá ganhar AME e nova entrada

Secretário Marco Vinholi confirma as prioridades do governo de SP para o município

3539
Convenção regional do PSDB, com lideranças partidárias de 32 cidades (foto: Eduardo Domingues)
Publicidade

O secretário estadual do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anunciou no sábado, 23, durante o “Encontro Regional do PSDB”, na Câmara Municipal, os compromissos do governador João Doria com Tatuí.

De acordo com Vinholi, a instalação de um AME (ambulatório médico de especialidades) e um novo dispositivo viário na rodovia Gladys Bernardes Minhoto, a SP-129, são prioridades do governo estadual junto ao município.

“É um trabalho grande, mas o governador João Doria está comprometido com isso. Já iniciamos os estudos e trabalhos para que a gente possa concretizar duas importantes conquistas para a cidade”, declarou o secretário estadual.

Os AMEs são unidades médicas que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um único local, visando mais rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.

Já o dispositivo viário deverá ser uma nova entrada para a cidade, interligando a rodovia Prefeito Antônio Romano Schincariol, a SP-127, à SP-129 e ao anel viário, localizado no quilômetro 110, na altura do viaduto Admar Rosa da Silva.

Publicidade

Conforme o deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, “se concretizada, a obra irá colaborar muito com a mobilidade urbana, desafogando as outras entradas da cidade. São duas importantes conquistas para Tatuí”.

Vinholi destacou que Gonzaga, atuando como deputado estadual, “está cumprindo quatro anos em 40 dias”. Segundo o secretário, o deputado cobrou várias vezes e deixou o governador ciente da necessidade da construção de um AME e de uma nova entrada para a cidade.

O encontro regional do PSDB pretendia “discutir os rumos do partido na região”. Além de Gonzaga e Vinholi, o deputado federal Samuel Moreira e a deputada estadual Maria Lúcia Amary estiveram presentes.  O presidente estadual do PSDB, deputado paulista Pedro Tobias, era esperado, mas não pôde comparecer.

Ao todo, 32 municípios estiveram representados na Casa de Leis. Além da prefeita Maria José Vieira de Camargo, os chefes do Poder Executivo de outras dez cidades da região compareceram.

Quatro vice-prefeitos – incluindo Luiz Paulo Ribeiro da Silva -, 4 ex-prefeitos e 28 vereadores, sendo quatro deles, presidentes de Câmaras Municipais dos respectivos municípios também marcaram presença.

Diversos secretários municipais de Tatuí e dezenas de militantes do partido também foram ao encontro regional.

Foram destacadas, principalmente, a reestruturação do PSDB, através de um processo de renovação do partido, e a descentralização do governo na região metropolitana, para atender às necessidades das cidades do interior.

De acordo com Vinholi, essa descentralização é uma missão da secretaria estadual que comanda. A intenção é voltar para o processo municipalista, que, segundo ele, foi fundamental em um momento crítico da democracia brasileira e fortaleceu as cidades.

“Estou à disposição de todas as cidades e, certamente, vamos passar momentos fundamentais para o municipalismo no estado de São Paulo”, garantiu o secretário.

“Vinholi é um homem de palavra. Quando ele fala, cumpre. Precisamos de políticos de palavra, que olhem com carinho para a nossa região”, reforçou a deputada Maria Lúcia.

Tanto Maria Lúcia quanto Moreira ressaltaram que o partido precisa de mudanças e renovar as posturas. A deputada estadual indica que “o PSDB necessita de pessoas comprometidas e que estejam presentes”.

“A ética é fundamental. Precisamos limpar do nosso partido as pessoas que estão manchando o PSDB e fazendo com que nós, tucanos, tenhamos vergonha”, salientou.

“Precisamos ter coragem para retirar aqueles que estão comprometendo a nossa imagem de bons gestores, bons políticos e de pessoas comprometidas. Não podemos pagar por esses políticos que estão comprometendo o PSDB”, completou.

Moreira reforçou que “o PSDB possui problemas e que precisa se aprofundar em ações que atingiram o partido”.

“As denúncias de corrupção têm de ser apuradas rapidamente para liberar os inocentes e punir os culpados. O PSDB tem de ser o primeiro a cobrar”, frisou o deputado federal.

Secretário estadual do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (foto: Eduardo Domingues)

Conforme ele, a “nova política”, discutida recentemente, não existe. Segundo Moreira, “a política não é nova e nem velha”. A discussão, de acordo com o deputado, deve ser a “boa prática da política”.

Entretanto, Moreira afirmou ter orgulho por fazer parte do PSDB. Ele disse acreditar que o partido contribuiu muito para o Brasil e “segue colaborando com o desenvolvimento do estado de São Paulo”.

“O partido há de se refundar com lideranças que possam olhar para frente, buscando um país melhor. Devemos eleger os atuais e novos prefeitos, continuar no governo do estado pelo trabalho e exemplo, para buscar a presidência da República”, afirmou.

Gonzaga assegurou que o PSDB, apesar de estar começando um processo de renovação, possui história de desenvolvimento em todo o estado, principalmente no sudoeste paulista.

“O sudoeste paulista é um antes dos governos do PSDB e outro depois dos governos tucanos, dando toda a infraestrutura necessária para o nosso desenvolvimento”, declarou o deputado estadual.

Durante o encontro regional, Gonzaga destacou dois anúncios do governador João Dória sobre Tatuí, na semana passada – uma delas, a garantia da direção da Ford Motor Company Brasil de que o campo de provas da cidade não será afetado pelo fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

O deputado ressaltou que as atividades da “pista de testes mais moderna da América Latina”, há 40 anos no município, seguirão normalmente, mantendo cerca de 250 empregos diretos.

O outro acordo foi estabelecido entre a indústria do estado e a Comgás (CGAS5) para a redução do reajuste médio, de 37% para 23%, do gás industrial.

Gonzaga defendeu que o acordo auxiliará a Guardian do Brasil e a Strufaldi Revestimentos Cerâmicos, que “utilizam o produto químico em grande escala”.

Ao final do evento, Vinholi e os deputados foram alocados em salas da Câmara Municipal para receberem os representantes de cada município e, depois, levarem as reivindicações ao governador.

“Os encontros regionais servem para que a militância possa expor suas ideias ao partido”, destacou o coordenador regional do PSDB, José Nivaldo Nunes de Miranda.

Convenção Municipal

No domingo, 24, o PSDB de Tatuí realizou a convenção municipal, na própria sede, localizada na rua 13 de Fevereiro, 262, centro. O evento serviu para a escolha de diversas funções no partido, inclusive, a nova comissão executiva.

O vereador Alexandre Grandino Teles foi reeleito presidente do PSDB no município. Houve apenas uma chapa inscrita para a disputa interna da legenda. Ela foi denominada “Pedro Sérgio Dias da Rosa”, em homenagem ao ex-presidente do partido em Tatuí, que faleceu em 2015.

Ainda compõe a nova comissão executiva: o vice-presidente, Gonzaga; a secretária Cintia Yamamoto Soares; a tesoureira Juliana Maria Vieira de Camargo Passerani; e os vogais José Nivaldo Nunes de Miranda e o atual vice-prefeito, Luiz Paulo.

Foram definidos, para a suplência da comissão executiva: a prefeita Maria José, o vereador Alexandre de Jesus Bossolan, Márcio Antônio de Camargo, Luiz Antônio Voss Campos e Ademir Cleto de Oliveira.

O evento ainda escolheu: o novo diretório, com 27 membros e 9 suplentes; os delegados e suplentes à convenção estadual, composto por 11 delegados e 11 suplentes; os membros e suplentes do Conselho de Ética e Disciplina Partidária, formada por cinco membros e cinco suplentes; e os membros e suplentes ao Conselho Fiscal, que conta com três membros e três suplentes.

“Fico muito feliz por ter sido escolhido para ser, novamente, o presidente do PSDB em Tatuí. É uma responsabilidade muito grande, principalmente, por ser um momento de reestruturação do PSDB”, expôs o vereador Teles.

Publicidade