Tatuí continua com ‘Folia, Samba e Alegria’

Programação carnavalesca segue com ensaios de blocos e ‘esquenta’ na Praça da Matriz

1172
“Esquenta Carnaval” atrai público à Praça da Matriz (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

A programação do Carnaval 2019, que tem como tema “Tatuí Folia – Samba e Alegria”, segue nesta semana com ensaios de blocos e o “esquenta” na Praça Matriz, além de exposição de fotos com histórias de “outros Carnavais”.

A prefeitura, por meio da Secretaria do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, programou mais de 30 dias de folia carnavalesca, impulsionada pela iniciativa espontânea dos blocos e clubes e com eventos promovidos no CEU das Artes, na Praça da Matriz e no distrito de Americana.

A primeira atividade já teve início no sábado passado, 2, com apresentação do bloco Unidos do Clube de Campo, e segue nos próximos dias. Ainda no sábado, a Banda do Bonde reuniu os integrantes para ensaios abertos, 2, na Villa Alemã, à avenida Cel. Firmo Vieira de Camargo.

Já na sexta-feira, 8 (depois do fechamento desta edição), às 19h, aconteceria mais um ensaio do Bonde, na Praça da Matriz.

Durante todos os sábados de fevereiro, sempre às 11h, há atrações diversas na Praça da Matriz, com o “Esquenta de Carnaval”. Neste sábado, 9, o projeto recebe a apresentação do bloco Unidos da Americana.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

Na segunda-feira, 11, terça-feira, 12, e quarta-feira, 13, às 19h30, tem ensaios abertos do grupo Império do Samba, na Concha Acústica, os quais continuarão até o final do mês.

Já o bloco Unidos da Americana se reúne todas às segundas, quartas e sextas, às 19h, e aos domingos, às 15h30, na quadra de esportes do distrito de Americana.

O Rebanho das Ovelhas Coloridas terá ensaios abertos na quinta-feira, 14, na praça da Santa, das 19h às 22h; domingo, 17, no CEU das Artes, das 14h às 17h30; quinta-feira, 21, na praça Ayrton Senna, das 19h às 22h; domingo, 24, no Fuel’s Bar, a partir das 18h30; e na quinta-feira, 28, na Praça da Santa.

Além dos “esquentas” com os blocos, a programação conta com homenagens aos antigos Carnavais. A abertura da exposição “Tatuhy – Passarela de Alegrias e Alegorias”, também aconteceria na sexta-feira, 8, às 20h, no Centro Cultural (depois do fechamento desta edição), com a presença do Cordão dos Bichos e dos blocos Império do Samba e Banda do Bonde.

A exposição tem cerca de 80 fotos, pertencentes ao acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, digitalizadas e restauradas por Thony Guedes.

Conforme o secretário, o objetivo é apresentar a tradição que Tatuí tem na festividade carnavalesca, em que grupos de amigos se reuniam, projetavam suas alegorias e, depois, desfilavam pelas ruas da Cidade Ternura.

A exposição ficará aberta até a terça-feira de Carnaval, 5 de março, gratuitamente ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 18h às 21h.

Segurança

Na terça-feira, 5, a comissão organizadora do Carnaval realizou reunião sobre as ações estratégicas nas áreas de segurança pública, saúde e fiscalização, a serem adotadas durante as festividades.

Participaram do encontro o secretário municipal da Cultura e Turismo, Cassiano Sinisgalli; a comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitã Bruna Carolina dos Santos Martins; o subcomandante da Guarda Civil Municipal, Antonino José Rodrigues da Costa; o diretor municipal da Mobilidade Urbana, Yustrich Azevedo; e a diretora municipal da Atenção Básica da Saúde, Marília dos Santos Bernardo.

Também participaram a farmacêutica Aline Tochinski de Camargo; o fiscal municipal José Rafael da Costa; o representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jorge Soares; o conselheiro tutelar Wilian Alexandre Nunes da Silva; e os agentes municipais de turismo Rafael Halcsik Coutinho e Jean Vinicios Sebastião.

Na ocasião, foi apresentado o croqui do evento e entregue aos participantes a programação completa das festividades carnavalescas.

Sinisgalli salientou que os principais eventos do Carnaval vão acontecer na Praça da Matriz, com quatro dias de folia, sendo dois bailes carnavalescos, duas matinês infantis, encontros de blocos, participação do Cordão dos Bichos, animação de DJ e show ao vivo com a Banda Balakubaka e com André Pupe e Banda.

Conforme nota divulgada à imprensa, ficou decidido que as ações estratégicas para a segurança do Carnaval contarão com grades de contenção móvel para delimitar a Praça da Matriz, onde será feito um controle de acesso para proibir a entrada de vasilhames de vidro e ambulantes, que deverão ficar na área externa do recinto, já que a praça de alimentação será em prol às entidades assistenciais do município.

A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza uma ambulância para ficar de plantão durante os eventos e realiza uma campanha de prevenção às IST (infecções sexualmente transmissíveis).

Na Praça da Matriz, deverá ser montada uma tenda de apoio, para servir como base das áreas de segurança pública, saúde e fiscalização durante os dias do Carnaval, onde, “além do zelo pelos foliões, será prezado a segurança e a organização dos festejos”.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova