Tatuí conquista pódios em maratona MTB

Cerca de 70 ciclistas participaram do reconhecimento oficial dos percursos Pró e Sport da Eco Biker (foto: divulgação)

Atletas tatuiano fizeram “bonito” na Maratona de Tietê de mountain bike. A prova foi realizada no domingo, 15, e contou com quatro atletas locais no ponto mais alto do pódio.

Euller Magno Rabelo completou a prova da categoria Júnior Pro em 2h08min07s e levou a medalha dourada. O atleta representante de Tatuí atingiu velocidade de 23,42 km/h.

Sandro Rodrigues, na Veterano A Pro, completou a prova em 2h22min25s. O ciclista recebeu a medalha de ouro na competição e atingiu velocidade de 21,05 km/h.

Os atletas Gustavo Shigueno e Willian Antônio disputaram na categoria Dupla Masculina Pro, conquistando medalhas douradas. Os ciclistas terminaram o percurso em 2h31min41s, com velocidade máxima de 19,78 km/h.

Outros tatuianos também tiveram resultados de destaque na Maratona de Tietê. Valquíria Bruno de Oliveira terminou na sétima colocação da Feminina Pró com o tempo de 3h36min40s, com velocidade máxima de 13,85 km/h.

Na categoria Sub-30, Ramon Perez Domingues ficou com a quarta colocação. Ele terminou a prova em 2h23min13s, com velocidade de 20 km/h. Marco Roberto de Campos Silva ficou na sexta posição, com 2h30min24s e 19,95 km/h. Na sétima posição, mais um representante local. Thiago Rodrigues de Almeida completou o percurso em 2h30min26s, com 19,94 km/h.

Entre os competidores da Máster A Pro, Tatuí teve mais resultados satisfatórios. O ciclista Rafael Delaroli Bazzo terminou na quarta posição e Gabriel Henrique de Aquino, na quinta. Bazzo completou a prova com 2h15min39s, enquanto que Aquino fez o percurso em 2h18min09s.

Na categoria Sênior Pro, Rodrigo Eduardo Camargo ficou entre os nove primeiros a finalizar a prova, com 2h35min28s. A velocidade do ciclista chegou a 19,3 km/h.

Os bons resultados estendem-se às categorias Veterano B Sport Masculino e Sub-65 Sport Masculino. Jocelyn Fiuza terminou a prova em quinto, enquanto que Paulo Junqueira Arantes, em sétimo. Na Sub-65, Tomas Adelino Júnior ficou com a medalha de bronze.

Eco Biker

Cerca de 70 ciclistas participaram do reconhecimento oficial dos percursos Pró e Sport da edição deste ano do Eco Biker. As provas acontecerão no próximo domingo, 29, e devem reunir 300 atletas de mais de 30 cidades, divididos em 24 categorias.

Segundo a organização do evento, os ciclistas puderam conhecer os obstáculos e a dificuldade dos trajetos. Márcio Ravelli, uma das “lendas” do mountain bike brasileiro, participou da volta de apresentação.

O reconhecimento inicial começou por volta das 8h30. Os atletas partiram do CHT (Centro Hípico de Tatuí). O local foi “adotado” por ciclistas como “reduto” do mountain bike tatuiano, devido à estrutura e ao circuito cross country encontrados nas instalações.

Este ano, a organização prevê a entrega de troféus para as maiores equipes e premiação de R$ 3.200 em dinheiro para os cinco primeiros colocados gerais das provas masculinas e femininas da categoria Pro.

Segundo os organizadores, a prova recebe o “selo de qualidade” de Ravelli, esportista que foi 12 vezes campeão brasileiro e que coleciona títulos.

A disputa acontece no CHT, no km 24 da rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto, próximo ao trevo da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). A prova conta com trechos como estradas de terra, trilhas naturais, propriedades rurais particulares e estradas pavimentadas.

Os check-ins dos participantes terão início às 6h30, com entrada no “funil de largada” às 8h. As provas começarão de maneira escalonada. Os participantes da categoria Pró terão largada às 8h30, os da Sport, às 8h45, e os da Turismo, às 9h. A programação ainda inclui a premiação dos atletas destaques, às 13h.

A prova está dividida em três percursos. O Pró tem nível médio a alto de dificuldade técnica e alto nível de exigência física. A distância a ser percorrida é de cerca de 55 km, com subida acumulada de 1.200 metros.

A prova Pró conta com dez categorias, entre elas a Elite Masculina, Elite Feminina, Sub-25, Sub-30, Máster A (30 a 34 anos), Máster B (35 a 39 anos), Sênior (40 a 44 anos), Veterano A (45 a 49 anos), Veterano B (50 a 54 anos) e Dupla Masculina.

A Sport tem nível médio tanto na parte técnica quanto de exigência física. A distância total é de 35 km, com subida acumulada de 700 metros, aproximadamente.

Nesta modalidade são 14 categorias: Juvenil (14 a 17 anos), Sub -25, Sub-30, Máster A, Máster B, Sênior, Veterano A, Veterano B, Veterano C (55 a 59 anos), Over 60 (60 anos ou mais), Feminino Open (17 a 34 anos), Feminino Máster (mais de 35 anos), Dupla Mista e PNE (Portadores de Necessidades Especiais).

A Turismo tem nível médio de dificuldade e de exigência física, com distância de 20 km e subida acumulada de 400 metros. Os atletas dessa modalidade serão escoltados por carro de apoio, de acordo com o site da prova. A prova Turismo não será cronometrada e não terá divisão entre categorias, podendo inscrever-se atletas com idade superior a 14 anos, tanto do sexo feminino quanto masculino.