Tatuí alcança nova vitória no Dia do Desafio sobre El Tigre

    63.718 auxiliaram no triunfo contra a cidade venezuelana

    555
    Caminhada do paço municipal até a Praça da Matriz reuniu mais de mil pessoas (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec

    Pelo segundo ano consecutivo, Tatuí superou a cidade de El Tigre, da Venezuela, na disputa da 25ª edição do Dia do Desafio. Além da vitória, o município registrou aumento de 10% no número de pessoas que participaram da atividade.

    O evento, promovido na última quarta-feira de maio, 29, mobilizou 63.718 pessoas em Tatuí, cerca de 59% da população, ultrapassando a estimativa do município, que era de 55%. Já a cidade de El Tigre contou com 59,2 mil participantes, o equivalente a 32% do total de habitantes.

    Em 2018, o evento mobilizou 48.607 pessoas em Tatuí. O número representa 45,29% da população, enquanto a cidade venezuelana reuniu 32,34% dos habitantes.

    Tatuí mantém a tradição de vencer as disputas do Dia do Desafio: em 2017, o município teve 62,91% de participação, contra 10,49% de Votorantim; em 2016, disputando contra Huimaguillo, teve o envolvimento de 57,19% da população, enquanto a cidade mexicana registrou 21,12%; em 2015, 56,15% dos tatuianos fizeram alguma atividade e 0,52% dos habitantes de Huamanga, no Peru; e em 2014, o resultado foi de 64,37%, enquanto Salto teve 25,69% de participação.

    Adversário em dois anos consecutivos, o município venezuelano, que fica no estado de Anzoategui e, conforme a ONU (Organização das Nações Unidas), possui 203.403 habitantes, ainda será concorrente em 2020.

    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec

    Segundo o Sesc Sorocaba, coordenador das atividades na região, para promover maior integração, cooperação e troca de experiências, os municípios da mesma categoria competem por três anos seguidos.

    Com o objetivo principal de motivar a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física ou mental da população, as atividades começaram com a ginástica na academia ao ar livre da Avenida das Mangueiras e, posteriormente, com uma caminhada do paço municipal até a Praça da Matriz – local onde se concentraram as atividades –, com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo.

    De acordo com o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, em 2018, a caminhada que inicia o evento teve participação de 300 pessoas; neste ano, foram cerca de 1.300.

    Conforme o secretário, aproximadamente mil alunos da rede municipal de ensino estiveram no primeiro ato, que ainda somou a participação dos funcionários do paço municipal, alunas de ginástica da academia ao ar livre da Avenida das Mangueiras e integrantes Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat).

    As atividades na Praça da Matriz seguiram até às 22h. O espaço recebeu apresentações do canil da Guarda Civil Municipal e aulas de judô, caratê, basquete, vôlei, atletismo e dança, promovidas por “escolinhas” do Departamento Municipal de Esporte.

    Os estudantes de escolas próximas à região central foram convidados a comparecer na Praça da Matriz. Ainda houve trio elétrico com um professor de educação física indo para as unidades escolares em bairros mais afastados, para que toda a população pudesse participar das atividades.

    Segundo Sinisgalli, além do Lar Donato Flores, o trio percorreu o Colégio Adventista, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o Sesi, a Escola Estadual “Professor José Celso de Mello”, as Emefs  “Professor José Tomas Borges”, “Professora Maria Eli da Silva Camargo”, “Maria Marcondes de Oliveira” e “Professor Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”.

    De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “a novidade de 2019 foi a participação do projeto ‘Brincar e Cantar, É Só Começar’, da Secretaria Municipal de Educação, que teve o objetivo de resgatar diversas brincadeiras infantis, que foram esquecidas com o passar das décadas”.

    As pessoas que realizaram atividades no Dia do Desafio puderam informar a participação à “central de atendimento” da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, para ajudar na contagem de pontos para Tatuí.

    Na semana anterior, Sinisgalli havia divulgado uma parcial com a adesão de 63.618 tatuianos, somente cem participantes a menos que o publicado no resultado oficial.

    No Dia do Desafio, as comunidades de diferentes cidades do Brasil e da América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo.

    A proposta é que cada pessoa execute qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, “fazendo da ação um hábito diário”. No Brasil, o Dia do Desafio é organizado, desde 1995, pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).

    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec