“Tatuí – 192 Anos de História” exibe transformação de pontos da cidade

Thony Guedes, responsável por restaurar as fotos antigas (fotos: Eduardo Domingues)

Nesta segunda-feira, 6, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu, no Centro Cultural, a abertura da exposição “Tatuí – 192 Anos de História”.

A atividade pertence à 76ª Semana Paulo Setúbal, que teve início no dia 1º e segue até esta quarta-feira, 8.

Com curadoria de Thony Guedes, fotos atuais de Débora Holtz e imagens antigas pertencentes ao acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a exposição apresenta as transformações que a cidade sofreu até o momento.
A abertura contou com apresentação musical de Noel Santos, Talitha Lessa e convidados. O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, o vereador Alexandre Grandino Teles (PSDB) e Luís Antônio Voss Campos, representando a prefeita Maria José Vieira de Camargo, estiveram no evento.

Guedes é técnico em preservação e conservação e trabalha há cerca de 15 anos com a recuperação da história do município, por meio de fotografias, fatos e pesquisas.

De acordo com Guedes, as fotos antigas foram restauradas e as imagens atuais, clicadas buscando reproduzir o local exatamente do mesmo ângulo.

“São expostas quatro fotos. A primeira é atual e as outras três, em diferentes posições, sendo uma delas do mesmo ângulo da imagem de hoje”, informou o curador.

O diretor municipal de cultura e gestor do museu, Rogério Vianna, afirma que a exibição causa saudosismo sobre coisas que já não existem. Segundo ele, justifica, para quem é mais jovem ou não é natural da cidade, por exemplo, o motivo de a cidade ter um bairro chamado “400”.

“Muitas pessoas não sabem que, na esquina onde é localizada a pastelaria Tambelli, havia o Posto 400. O bairro foi evoluindo e criou o sentimento de ser chamado bairro ‘Quatrocentão’”, comentou o diretor.

Conforme Vianna, a mostra tem o caráter de “aproximar as pessoas com estas curiosidades, além do saudosismo de quem viveu naquele tempo e de quem ainda vai viver uma futura experiência”.

Em 2019, segundo Vianna, devem ocorrer novas exibições com a mesma temática.

“Todo ano valorizamos o aniversário de Tatuí com uma exibição sobre o município, como a exposição ‘Tatuí – 192 Anos de história’ em prol de uma cidade que encanta”, declarou Vianna.

O público pode visitar a exposição, gratuitamente, até o dia 30 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 18h às 21h. O Centro Cultural está situado na praça Martinho Guedes, 12, no centro.