Tatuí­ tem abastecimento garantido ‘até o momento’, divulga a Sabesp





Moradores de Tatuí e de mais 32 cidades que pertencem às bacias dos rios Tietê-Sorocaba e Tietê-Jacaré devem passar ilesos pelo período de estiagem. Pelo menos é o que divulgou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em nota a O Progresso.

A empresa divulgou informações a partir de contato feito pela reportagem do bissemanário. Na semana anterior, o jornal procurara informações junto ao gerente divisional da companhia, Adriano José Branco, a situação do abastecimento no município. No entanto, os questionamentos tiveram de ser redirecionados para a assessoria da companhia.

No material, a Sabesp reitera que, “apesar do período de estiagem, o abastecimento está normal nos 364 municípios operados pela companhia”.

Conforme a empresa, os 33 municípios, incluindo Tatuí, pertencentes às bacias, “estão com o abastecimento garantido até o momento”.

A empresa não divulgou quais são as condições atuais (níveis) dos rios que abastecem o município. De acordo com relatório anual de qualidade da água (de 2012) produzido pela Sabesp, os mananciais que abastecem Tatuí estão situados na bacia hidrográfica do Tietê/Sorocaba, com ocupação de 50% urbana, 10% industrial, 20% agrícola, 10% pecuária e 10% matas. O sistema de abastecimento do município tem captações feitas nos rios Tatuí e Sarapuí.

Também na nota, a companhia não informa se houve alteração no volume de captação e distribuição de água tratada aos consumidores do município por conta do período prolongado de falta de chuvas. Em agosto, ela divulgou que produzia e distribuia à população 30 milhões de água por dia.

De modo a detectar “qualquer problema no sistema de abastecimento”, a Sabesp ressaltou que está realizando monitoramento das captações dos rios.

O acompanhamento acontece pelo menos duas vezes ao dia, visando garantir o abastecimento dos mais de cem mil consumidores registrados pela companhia.

Junto a isso, a empresa destacou a realização de “diversas ações operacionais”. A principal delas foi a construção de uma estação elevatória de água bruta para aumentar a vazão de captação do Sarapuí e preservar a represa do Tatuí.

Em agosto, a Sabesp declarou – também por meio da assessoria de imprensa – que a obra aumentará a vazão de 180 para 260 litros de água por segundo.

Também citou que colocará em operação um terceiro conjunto de bombas, que permitirá a ampliação da captação em mais de 40 litros por segundo.

Duas fazendas e uma empresa do município estão auxiliando no abastecimento. A companhia não informou de que forma, mas agradeceu a colaboração da Tavex e das fazendas Mosa e São Nicolau.

Ainda destacou o “apoio e a compreensão de produtores rurais da bacia do rio Tatuí e da população em geral, que tem colaborado com a economia de água, evitando desperdícios”.

Por fim, voltou a divulgar dicas de economia doméstica que fazem parte de um programa de conscientização da população para o “uso responsável da água”.

Entre as recomendações, estão: tomar banhos curtos e fechar o chuveiro ao passar sabonete; não lavar a calçada ou carro com mangueira; retirar excesso de comida com esponja antes de lavar a louça; ensaboar os talheres com a torneira fechada; manter a torneira fechada enquanto escova os dentes; e acumular roupas para utilizar máquina de lavar com capacidade máxima.

No mês passado, moradores do Jardim Manoel de Abreu notaram interrupções momentâneas de água no período da tarde, com retorno do abastecimento no início da noite.

Até o momento, o jornal não recebeu outras notificações sobre esse tipo de ocorrência nos demais bairros do município.