Tatuí­ tem 57,19% de participação e vence mexicanos no ‘Dia do Desafio’





Tatuí superou a cidade mexicana de Huimanguillo e venceu o confronto deste ano do Dia do Desafio. A competição aconteceu na quarta-feira da semana passa, dia 24 de maio. O resultado foi publicado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) na quinta-feira, 2.

Enquanto a cidade mexicana do Estado de Tabasco, que tem 179 mil habitantes, alcançou a participação de 21,12% da população, Tatuí, que tem mais de 107 mil moradores, conseguiu que 57,19% deles participassem de atividades esportivas.

O número deste ano de Tatuí superou, inclusive, o desempenho do ano passado, quando a cidade alcançou 56,15% de participação. Em 2015, o município competiu com a cidade peruana de Huamanga, que teve apenas 0,52% de participação.

O objetivo do Dia do Desafio é estimular a população a praticar esportes e ter uma vida mais saudável. De acordo com a organização, mais de 49 milhões de pessoas, de 3.421 cidades e 22 países participaram das atividades, que durou o dia todo e se estendeu até a noite que antecedeu o feriado de Corpus Christi.

Estudantes da rede municipal de ensino e moradores movimentaram a Praça da Matriz no Dia do Desafio. A Prefeitura disponibilizou para a população aulas de judô, capoeira, caratê, balé, zumba, alongamento e espaço para minivôlei, basquete e futebol.

A diretora da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Eugênio Santos”, Lucilene Cristina Domingues, levou para a Matriz dois grupos de 90 alunos cada. As crianças participaram de atividades esportivas e assistiram aulas de judô.

“Essa atividade estimula não só as crianças como os pais, também, pois, quando elas chegam às casas deles, falam para os pais que conheceram um esporte novo, uma atividade diferente. Isso estimula a família”, argumentou.

A diretora contou que o incentivo ao esporte é recorrente na escola. Os alunos participaram, recentemente, de uma olimpíada organizada na unidade escolar.

De acordo com Lucilene, a prática esportiva ao ar livre, como em uma praça, dá maior liberdade às crianças e garante ao esporte caráter lúdico. “A gente sabe como é importante para as crianças praticar esportes”, complementou.

A dona de casa Mayara Cristina de Campos Camargo levou o filho André Gustavo, que tem quatro anos, para participar das aulas de judô na Matriz. O garoto pratica judô há seis meses. Ela afirmou ser importante a prática esportiva para pessoas desde pequenas e que o estímulo ao esporte deve ser constante.

“Acho bem interessante porque incentiva e está todo mundo se interessando”, disse.