Tatuí­ recebe no ‘Paulo Setúbal’ 1ª edição de projeto sorocabano





Divulgação

Telas da exposição de artista sorocabano permanecem em exposição na cidade até dia 24 do mês que vem

 

O MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba realiza a 1ª edição do projeto “MACS Fora de Casa”, em Tatuí. O espaço cultural da cidade vizinha traz a mostra “Via Crucis”, do artista Marco Gianotti.

As obras fazem parte do acervo da instituição sorocabana e permanecerão em exposição no Museu Histórico “Paulo Setúbal” até o dia 24 de maio. A entrada é gratuita.

A abertura da exposição aconteceu na quinta-feira, 23, a partir das 19h30, quando o público teve a oportunidade de assistir a uma apresentação do Coral “Professor José dos Santos”, sob a regência da maestrina Cibele Sabioni. O público pôde, também, participar da uma conversa com o artista Marco Giannotti.

Além de fomentar a divulgação e a produção das artes visuais, o projeto “MACS Fora de Casa” pretende manter uma comunicação efetiva e abrir parcerias com institui-ções congêneres da região. Entre os objetivos está o de fazer com que a população de diferentes municípios possa ter contato com “o rico acervo de arte contemporânea do museu”.

“Esta ação vai ao encontro das diretrizes do MACS, de ser um espaço dinâmico e plural, que prioriza a difusão das artes visuais, sendo uma instituição acessível a todas as camadas da população”, comentou a presidente do museu, Cristina Delanhesi, em nota enviada à imprensa.

O trabalho de Giannotti consiste em 14 telas, que mostram os momentos mais importantes da vida de Jesus Cristo. Para criar as obras, o artista usou como referência e inspiração a pintura da Capela do Rosário, em Vence, na França.

De acordo com o artista, a tela evidencia a habilidade do mestre Henri Matisse, com a utilização de cores e luzes. “Minhas imagens contam, de forma não linear e abstrata, importantes fatos da história”, destacou Giannotti.

O artista acaba de ser eleito embaixador de Relação Internacionais da ECA (Escola de Comunicação e Artes), da USP (Universidade de São Paulo). Em nota, ele comentou que está satisfeito com o fato de suas obras serem expostas em outra cidade.

“A sensação é de satisfação, por ver esse trabalho tão significativo disponível à visita pública. Fico feliz, porque não queria que essa série se dispersasse e, ainda mais, porque será alvo de pesquisas e estudos, de processos educacionais”, declarou.

Por meio do projeto, a exposição “Via Crucis” também deverá ser realizada em outro município da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba). Itu receberá a mostra entre os dias 5 e 29 de novembro, na Casa da Praça.

O “MACS Fora de Casa” conta com o apoio cultural do ProAC (Programa de Ação Cultural), por meio da Se-cretaria de Estado da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Tatuí.

Em Sorocaba, o MACS está localizado no Chalé Francês, que fica na avenida Dr. Afonso Vergueiro, s/n, em frente à Estação Ferroviária. O Museu “Paulo Setúbal” em Tatuí fica na praça Manoel Guedes, 98, no centro.