Tatuí­ é destaque entre cidades que adotam turismo para desenvolver





Tatuí faz parte de um seleto grupo de municípios paulistas e brasileiros. A informação consta em instrumento divulgado pelo MTur (Ministério do Turismo) neste mês. Denominado “Novo Mapa do Turismo Brasileiro”, o estudo destaca cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento.

O documento também norteia a definição de políticas públicas para o setor. Demonstra, ainda, que houve redução considerável no número de cidades brasileiras inseridas nas regiões turísticas. A quantidade dessas regiões também caiu.

A título de exemplo, no Estado de São Paulo, dos 645 municípios (a totalidade) constantes como participantes das regiões turísticas, apenas 222 permaneceram presentes. Tatuí integra a região Itupararanga Sorocabana, na categoria C.

Esse grupo é formado por oito municípios. Além de Tatuí, constam nessa região turística as cidades de Araçariguama, Itu, Laranjal Paulista, Piedade, Salto, São Roque, Sarapuí e Sorocaba. O MTur divide as cidades em cinco categorias.

Cidades classificadas como A, B e C, como é o caso de Tatuí, constam com 95% dos empregos formais gerados em meios de hospedagem. Apresentam, ainda, hotéis, pousadas e pensões como 87% dos estabelecimentos formais, têm 93% do “fluxo doméstico” (clientes da própria cidade) e “fluxo internacional”.

Grande parte desse desempenho do município deve-se ao Conservatório. Prestes a completar 62 anos no dia 11 de agosto, mesma data de emancipação do município, o Conservatório é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do potencial turístico local.

Para se ter noção da “força atrativa” da instituição, em 2014, a maior escola de música, luteria e artes cênicas da América Latina contabilizou 91 mil pessoas nas 711 apresentações realizadas – 70% do número de habitantes de toda a cidade.

Além de receber turistas, os mais de 30 grupos pedagógico-artísticos e pedagógicos realizaram muitas apresentações em outros municípios.

Também considerado “polo atrativo”, o MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) é outro espaço de destaque e que tem participação no desempenho de Tatuí no novo mapa turístico. Considerado exemplo no Estado de São Paulo pelo Sisem (Sistema Estadual de Museus), ele se tornou, também, artístico.

Com a municipalização, teve as portas do sótão – que abrigou uma cadeia – abertas para artistas contemporâneos. O foco é a diversificação do público, visando a uma espécie de fidelização.

As ações agregadas em 2013 são consequência de um movimento de apropriação do museu. Desde que a antiga Casa de Cultura passou para as mãos do município, só está crescendo.

A comprovação disso vem na forma de relatório. Com base no livro de visitas, a equipe prepara um balanço de público. Os registros são “somados” semanalmente. Daí, novamente, recalculados mês a mês e inseridos em planilha anual. Em 2013, o museu recebeu 36.712 visitantes.

No ano seguinte, 2014, o público “cresceu” 12,73%, totalizando 41.386 visitas. Desse total, 18% das pessoas vieram do exterior, 22%, de outros Estados e 60%, do Estado de São Paulo. Em junho de 2015, ele recebeu 22 mil pessoas.

O público que vai ao local é tão misto quanto o que se pode olhar. Vem da América do Sul, Estados Unidos, Europa, África e Ásia, e, também, de Tatuí. Todos, invariavelmente, têm como primeiro atrativo a arquitetura do prédio.

Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. Para a atualização do mapa, o Ministério do Turismo realizou oficinas e reuniões em todas as 27 unidades federais. A validação foi feita pelos Estados e Distrito Federal em seus respectivos fóruns e conselhos estaduais do turismo.

Por meio de nota, o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, classificou a atualização do mapa como um redimensionamento. De acordo com ele, a ação contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os Estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados”, afirmou.

O “Mapa do Turismo Brasileiro” é um instrumento de orientação para a atuação do MTur no desenvolvimento de políticas públicas. Ele tem como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada.