Supercampeonato





Bem ao contrário do que ocorre hoje com o tradicional e campeoníssimo Vasco da Gama, em 1958, a equipe cruzmaltina era quase imbatível. O mais curioso é que, naquele tempo, o presidente do clube também se chamava Eurico, que era o Eurico da Costa Lisboa, nem tanto espalhafatoso e hilário como o atual.

O campeonato carioca de 1958 foi, sem dúvida, o mais emocionante da história do Maracanã. O Vasco, além de conquistar os dois turnos previstos, ganhou também dois triangulares – por isso denominado “supercampeonato”, contra o Flamengo e o Botafogo.

As três equipes chegaram à final com o mesmo número de pontos e partiram para a disputa do título em uma etapa extra. Emoção em cima de emoção marcou esta parte da história do futebol do Rio de Janeiro.

Na foto, uma das formações do Vasco durante o campeonato. Em pé: Miguel, Paulinho, Belini, Écio, Russo e Dario. Agachados: Sabará, Almir, Delem, Roberto Pinto e Pinga, comandados pelo treinador Gradim. Grandes equipes. História do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade