‘Stand da Bíblia’ tem abertura com histórico de 30 mil livros vendidos





Neste sábado, 7, tem início mais uma edição do “Stand da Bíblia”, realizado pelo Conpas (Conselho de Pastores) de Tatuí. O projeto chega à 18a edição e segue até o dia 16 de dezembro.

O “Stand da Bíblia” foi criado com o objetivo de disponibilizar o livro sagrado a preços bem abaixo do valor comercializado usualmente, conforme explica o idealizador e coordenador do projeto, pastor Luis Donizetti Vaz, 57, tesoureiro do Conpas.

“Nosso intuito é fazer a Palavra de Deus chegar às mãos das pessoas, independente da religião. Para isso, vendemos o livro sagrado a preços bem acessíveis, que ficam bem longe do valor comercial”, afirmou Vaz.

Segundo o pastor, nas últimas 17 edições, mais de 30 mil visitantes passaram pelo estande, que também vendeu, aproximadamente, 30 mil exemplares do livro e de outras publicações do segmento religioso. No ano passado, cerca de 2.000 pessoas estiveram no estande e mais de 3.000 livros foram vendidos.

Para conseguir vender exemplares a preços reduzidos, o pastor busca parcerias diretamente com as editoras que fazem a impressão e publicação desses materiais. Como o projeto não visa lucro, os livros são revendidos ao público com o menor preço possível.

“Nós trabalhamos praticamente com o preço de custo dos livros. Apenas obtemos uma pequena arrecadação para cobrir algumas despesas que temos com a organização e com a montagem do evento, nada além disso. Não existe lucro. Se não fosse dessa forma, o evento perderia o sentido”, esclareceu o pastor.

Vaz conta que nem mesmo as obras obtidas a preços promocionais (quando as editoras repassam os livros com desconto, resultando em valores ainda menores que o preço de custo) sofrem acréscimo para revenda ao público, o que torna ainda mais fácil o acesso das pessoas à leitura.

Mais de 300 títulos

O “Stand da Bíblia” funcionará no mesmo local da edição do ano passado, em prédio cedido ao Conselho de Pastores, na rua José Bonifácio, 881, ao lado da Papelaria Colmeia.

O horário de funcionamento será das 12h às 22h, incluindo sábados, domingos e o feriado municipal do dia 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Tatuí).

De acordo com o coordenador do projeto, o Conpas faz questão de realizar o evento na região central, para tornar o espaço acessível e atingir o maior número de frequentadores possível.

A previsão é de que 300 títulos diferentes estejam à venda. A organização normalmente disponibiliza de 3 a 70 exemplares de cada publicação.

Os preços variam de R$ 2,50 – valor referente a uma bíblia completa, porém, de modelo mais simples – a livros mais específicos e requintados, que atingem cifras em torno de R$ 100.

Além das bíblias tradicionais, o estande contará com mais de 50 livros infantis (adaptações da bíblia convencional para crianças, contendo histórias, conteúdos para colorir, páginas interativas), bíblia para adolescentes (abordando temas como sexo, drogas, família etc.), bíblias de estudo (além das escrituras, conta com explicações mais abrangentes no rodapé das páginas, voltadas para pessoas que queiram aprofundar-se na leitura e no entendimento), dicionário e atlas bíblicos.

Ainda estarão à venda bíblias de diferentes denominações religiosas: católicas, evangélicas, um exemplar da bíblia judaica e outras.

Entre as publicações, estarão disponíveis títulos recém-lançados por algumas editoras, além de CDs, DVDs e alguns livros relacionados a outros assuntos. As obras não comercializadas são devolvidas às editoras.

O público poderá conferir, também, uma exposição com exemplares daquele que é considerado “o livro mais vendido do mundo” traduzido em mais de 20 idiomas, entre eles: alemão, russo, chinês, coreano, italiano, indígena e em braile, além de uma bíblia impressa há mais de cem anos. Também estarão expostas fotos de todas as edições do projeto “Stand da Bíblia”, desde o primeiro evento, em 1996.

Vaz ressalta a exclusividade da iniciativa. “Acredito que seja o único evento desse tipo no nosso Estado. É o único que temos conhecimento hoje em dia”, disse o organizador.