Sra. Maria José e Sr. Luiz Paulo, prefeita e vice-prefeito de nossa querida Tatuí­





Assumiram os cargos numa situação muito difícil, sem poder avançar sem uma avaliação de custo e benefício.

A limpeza da cidade está sendo feita através da coleta normal do lixo, mas há necessidade urgente de conscientização popular para que não se coloque o lixo nas ruas em dias e horários diferentes da programação da coleta, para que os cães e a enxurrada das chuvas não prejudiquem a ação correta da coleta desse lixo; inclusive conscientizando a população para auxiliar na fiscalização das desovas de lixo e entulhos nas ruas dos bairros.

Outra questão primordial e unânime da população é a reclamação da quantidade de buracos nas vias públicas asfaltadas e só não é maior a queixa porque a maior parte da cidade, as principais ruas são lajotadas! Eis aqui a solução imediata e duradoura para acabar com o problema e queixas dos buracos. As ruas lajotadas têm mais de 50 anos, suportam o trânsito pesado dos caminhões e não são melhores por falta de manutenção.

É ecologicamente correta, é limpa e porosa, de baixo custo, de fácil manutenção e de longa duração; ao contrário do asfalto.

Sugestão: implantar uma fábrica de lajotas municipal, urgentemente, por vários motivos:

– matéria-prima da cidade: areia, pedrisco e cimento;

– geração de empregos e mão de obra que não exige alta tecnologia;

– poder-se-ia começar de onde elas terminaram, partindo para os bairros;

– substituir o asfalto esburacado por lajotas;

– não fazer mais recapeamento: tira-se o asfalto e coloca-se a lajota, com bocas de lobo nas vias mais íngremes para ajudar no escoamento das águas pluviais.

Se explicado o plano, tenho certeza que toda população compreenderá e esperará por uma solução barata e duração longa.

Os novos loteamentos serão obrigados a usar lajotas na pavimentação, pois sem construções o asfalto é bonito e macio, mas, com as construções, passam a ser quebrados e remendados, aumentando os buracos e o trabalho da Prefeitura.

A lajota economizará tempo e dinheiro por muitos anos, economia que será aplicada na saúde, educação, segurança, etc.

Não fazer operação tapa-buraco, por enquanto, pois estamos numa estação chuvosa e sabemos que é jogar dinheiro nos bueiros.

Estudar, planejar, projetar e colocar em andamento o mais rápido possível. Cada trecho lajotado, um problema a menos, hoje, e para outras administrações, pois é uma medida definitiva, duradoura e muito bonita.

A rodovia que atravessa o Parque Carlos Botelho (SP-139) ou Serra da Macaca, em São Miguel Arcanjo, recebeu obra para pavimentação ecológica que estava interditada desde janeiro de 2014. Foram 33 km de pavimentação ecológica que consiste na aplicação de bloquetes intertravados que permitem maior escoamento das águas, não conservam calor e são de fácil e barata manutenção, obra do governador Geraldo Alckmin, do PSDB.

Tatuí, 12 de janeiro de 2017.

Wilson Machado
CPF 142.248.368-15