Sky Movement fala sobre o suicídio em encontros semanais na ‘Matriz’

Sky Movement realiza ações voltadas a campanha Setembro Amarelo (foto: divulgação)

O Sky Movement (“Movimento do Céu”) promove nesta sexta-feira, 21, na Praça da Matriz, mais um encontro de prevenção ao suicídio, com o tema “Todos pela Vida”. O evento é voltado a pais responsáveis por crianças e adolescentes, idosos e a quem desejar.

A iniciativa, que teve início em novembro do ano passado, acontece todas as sextas-feiras a partir das 21h21 e, neste mês, é realizado em apoio à campanha “Setembro Amarelo”, iniciativa que visa conscientizar a população mundial a respeito do suicídio e suas formas de prevenção.

Durante todo o mês, serão promovidas palestras, rodas de conversa com voluntários da área de saúde e ações para alertar aos participantes sobre o suicídio e debater a importância de identificar, prevenir e combater o problema, ajudando as pessoas que estejam enfrentando desafios.

A equipe organizadora é formada por vários líderes de jovens e adolescentes, além de voluntários, assim como o pastor Wilian Alexandre Nunes da Silva, um dos idealizadores do projeto, que é psicólogo e suplente do Conselho Tutelar.

Conforme Silva, o encontro reúne jovens de diversas igrejas cristãs de Tatuí e região e é aberto a membros de todas as denominações. “Nós falamos que não somos igreja, somos família”, comentou.

Silva ressaltou que o objetivo principal do encontro é “levar uma mensagem de amor e restauração”. Além de trabalhar com questões de conscientização, uso de drogas, vícios, entre outros assuntos que fazem parte do cotidiano dos jovens e que, muitas vezes, acabam sendo as principais causas de suicídio.

Ainda de acordo com o pastor, a princípio, a intenção era alcançar os adolescentes e jovens que frequentam o espaço, contudo, aos poucos o público foi se expandindo e, atualmente, a idade de participação é livre. O encontro reúne, em média, 200 pessoas por semana.

“Nossa juventude está sem referências, e temos buscado auxiliá-la nestes encontros. Temos ouvido diversos testemunhos de famílias e jovens que têm abandonado os vícios para recomeçar a vida e de adolescentes que haviam tentado suicídio e que conseguiram dar a volta por cima”, contou.

Pesquisas recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o oitavo país em números absolutos de suicídio no mundo e que, a cada 40 minutos, uma pessoa tira a própria vida. Ainda segundo o estudo, mais de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais, entre eles, a dependência de álcool e a depressão.

Levantamento informal feito por O Progresso aponta o registro de dez suicídios consumados em Tatuí durante os meses de janeiro e setembro deste ano, além de duas tentativas, sendo que cinco casos aconteceram no mês de agosto. No ano passado, foram 11 suicídios consumados e seis tentativas.

Os números foram levantados por meio de boletins de ocorrências da Delegacia Central, sendo que o último caso aconteceu na tarde de sábado, 15, quando um estudante de 17 anos, morador do Rosa Garcia II, tirou a própria vida.

Ainda conforme a OMS, globalmente, o suicídio já representa a segunda principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.

“Geralmente, os casos que chegam até nós estão relacionados à falta de perspectiva de vida, questões familiares e depressão. Isso é muito triste. Por isso, neste mês, nós abraçamos a causa de coração. Acredito que, se fizermos um pouco, podemos deixar o mundo um pouco melhor e mais feliz”, ressaltou Silva.

Ainda conforme o pastor, após a campanha do Setembro Amarelo, as reuniões semanais continuarão abordando o tema com o objetivo de ajudar os jovens. “Vamos dar um enfoque maior neste mês, mas continuaremos falando sobre o tema”, reforçou.

As reuniões do Sky Movement acontecem toda sexta-feira às 21h21, na Praça da Matriz. A entrada é gratuita.