Sisem realiza até o dia 18 inscrições para os ‘Painéis Digitais’





Desde o dia 4, o Sisem (Sistema Estadual de Museus) recebe inscrições para os “Painéis Digitais”, do 7o Encontro Paulista de Museus. O evento está agendado para os dias 24, 25 e 26 de junho, em São Paulo, em parceria com a Acam Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari).

Serão selecionadas 18 apresentações de museus paulistas, a serem exibidas em monitores de LCD durante o evento. Em 2015, os painéis contarão com três temáticas: “museus e cidades”, “museus e territórios” e “museus e públicos”.

A primeira abordará exemplos de atividades desenvolvidas pelos museus, ligadas a questões urbanas e da comunidade. Como os equipamentos lidam com a mobilidade, o descarte de resíduos e reciclagem, as relações entre grupos etários, além da identificação e da exibição do patrimônio cultural da cidade aos habitantes.

No segundo tópico, serão expostos casos sobre a relação do museu com as diversas identidades (migrantes, imigrantes, negros, indígenas, ciganos, entre outras) presentes em um território.

Já o terceiro assunto, destacará os projetos que tratem de ações de inclusão sociocultural, mapeamento de novos visitantes e atividades visando à ampliação do público de museus.

Para participar, os equipamentos deverão encaminhar os dados (em mídia) pelos Correios para o Sisem. O endereço é a rua Mauá, 51, 2o andar – CEP: 01028-900, São Paulo, até 18 de maio (segunda-feira).

Outras informações sobre como organizar a apresentação no site www.sisemsp.org.br, e dúvidas pelos e-mails sisem@sp.gov.br e dparreira@sp.gov.br ou no telefone (11) 3339-8208.

O Sisem congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista.

Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas.

Ele se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais.

O sistema é coordenado pela UPPM (Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, tendo como instância organizacional o GTC (Grupo Técnico de Coordenação).

Fundada em 27 de novembro de 1996, a Acam Portinari administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado, três instituições museológicas no interior pertencentes ao governo do Estado. São elas: o Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e o Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão).

A associação tem sua sede em Brodowski e como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do Sisem, com quem desenvolve oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus.