Sinfônica Jovem recebe solistas vencedores de concurso interno





A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí recebe quatro vencedores do Concurso Interno Jovens Solistas nesta quarta-feira, 28, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415). Os ingressos são gratuitos.

Sob regência do maestro Juliano de Arruda Campos, a Orquestra Sinfônica Jovem fará o primeiro da série de concertos com alunos que disputaram e venceram o concurso interno organizado no mês de setembro.

Nesta apresentação, os convidados são alunos de instrumentos de metais: Daniel Satler Castilho (tuba, orientado pelo professor Luciano Vaz), Paulo Henrique Mendes de Oliveira (trompete, orientado pelo professor Marcelo Costa), Oseias de Souza (trompa, pelo professor Joaquim das Dores) e Everton Belchior de Souza (trombone, professor Marcelo Bambam Silva).

No programa, constam obras de G. Holst (“Abertura da Suite St. Paul para Cordas”, 1º movimento), A. Frackenpohl (“Concertino para Tuba e Cordas”, com solo de Daniel Satler Castilho), J. Haydn (“Concerto Mi bemol para Trompete e Orquestra”, 1o movimento, com solos de Paulo Henrique Mendes de Oliveira), C. Saint-Säens (“Peça de Concerto para Trompa e Orquestra”, com solos de Oseias de Souza), L. Grondahl (“Concerto para Trombone e Orquestra”, 1º movimento, com solos de Everton Belchior de Souza) e R. Wagner (“Abertura Os Mestres Cantores de Nuremberg”).

Participarão do concerto 75 alunos dos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão sinfônica e harpa.

A Orquestra Sinfônica Jovem é formada exclusivamente por alunos do Conservatório, possibilitando a eles a atividade de prática de conjunto, além de desenvolvimento de repertório sinfônico.

Em setembro de 2009, a orquestra passou a ser dirigida pelo maestro Juliano de Arruda Campos, que renovou os objetivos dentro das novas diretrizes pedagógicas da escola. Após a reformulação, a orquestra somou mais de 40 concertos.

O grupo realiza provas-concertos bimestrais internos e externos, recebendo alunos solistas, estreando e ampliando seus estudos das aulas de instrumento, regentes e professores solistas convidados.