Sinfônica do Conservatório recebe o pianista Renato Figueiredo na quinta





A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe o pianista Renato Figueiredo na quinta-feira, 19, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415). Com regência de João Maurício Galindo, o concerto faz parte da 55ª Semana da Música. Ele terá ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

Na abertura do concerto, estará a obra “Coroação”, de W. A. Mozart, em três movimentos, com solos de Figueiredo.

Mestre em musicologia, bacharel e licenciado em música pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), Figueiredo é pianista do Coral Paulistano “Mário de Andrade”, do Teatro Municipal de São Paulo.

Também é professor de piano da Escola Municipal de Música de São Paulo e de piano e música de câmara da Faculdade de Música da FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco).

De 2003 a 2011, foi professor de piano da Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira e, de 1996 a 2014, do Municipal de Guarulhos.

Natural de Santos, iniciou-se em música pelo violino e pelo piano, com Salvador Corcoruto, Joel Carlos dos Santos, Marilza Rodrigues e Ivone da Cruz.

Deve a formação pianística a Elisa Capocchi e a Gilberto Tinetti, em cuja classe graduou-se na USP. Nos USA, aperfeiçoou-se com Robert Brownlee, na Universidade de Houston, Texas.

Aconselhou-se, ainda, com Paul Badura-Skoda, Yara Bernette, Jean Louis Steurman, Moura Castro, Homero de Magalhães, Caio Pagano, Marco Antônio de Almeida, Achille Picchi e Edmundo Hora.

Sob orientação de Flávia Toni, no IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) da USP, empreendeu pesquisas musicológicas sobre a correspondência recíproca de Mário de Andrade e Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, e desenvolveu a dissertação de mestrado: “O Piano de Miguez – Subsídios para um Resgate Interpretativo”, tendo recuperado e divulgado a obra desse compositor romântico brasileiro.

Ainda no Departamento de Música da ECA, foi o pianista das classes de violino de Evguênia Popova. Pesquisador de música brasileira e contemporânea, realizou primeiras audições de Osvaldo Lacerda, Antonio Ribeiro, Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira (algumas dessas peças a ele dedicadas), tendo se apresentado por vários anos no Festival Música Nova, em Santos e São Paulo.

Sua larga prática camerística vem frutificando a colaboração com músicos de excelência, como Sidney Harth (spalla da Chicago Symphony e da Los Angeles Philharmonic), Nai Yuan Hu (primeiro prêmio do Concurso Rainha Elisabeth de Bruxelas, 1985) e Antonio Lauro Del Claro (com quem tocou toda a obra para violoncelo e piano de Osvaldo Lacerda e parte da de Camargo Guarnieri).

Além da constante atividade pianística solo e de câmara, vive intenso exercício pedagógico, trabalhando na formação de jovens pianistas, alguns dos quais já refletindo sua influência nos Estados Unidos e na Europa, onde atuam.

Assim, seu amplo magistério e sua respeitada atuação artística o têm conduzido ao júri de concursos e ao corpo docente de festivais de música em Londrina, Campos do Jordão, Itu, Fortaleza, Juiz de Fora e Tatuí.