Sicredi está em busca de ‘delegado’

Presidente explica importância de representantes à cooperativa (foto: Eduardo Domingues)
Da reportagem

A agência de Tatuí do Sicredi Nossa Terra está em busca de um “delegado”. Trata-se de um representante por cada núcleo de associados que ficará responsável por transmitir aos tatuianos as pretensões da cooperativa.

O Sicredi comunicou a escolha do membro em evento realizado na noite de sexta-feira, 31 de janeiro, no Buffet Papo de Anjo. O encontro contou com a presença da presidente do Sicredi Nossa Terra PR/SP, Maura Carrara, do diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé, do novo gerente da cooperativa tatuiana, Marco Aurélio Naves Camargo, diretores e associados.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, fundada em 1902, que conta com 116 cooperativas. Está representada por mais de 1.700 agências e, atualmente, soma 4 milhões de associados em 22 estados e no Distrito Federal.

O processo decisório da instituição consiste em assembleias, que são realizadas em cada uma das 116 agências da cooperativa. O objetivo é a escolha de um delegado, um vice-delegado, primeiro suplente e segundo suplente. Os eleitos ocupam as funções voluntariamente, por um período de quatro anos.

Posteriormente, o delegado escolhido terá de comparecer a uma assembleia geral, na sede do Sicredi, em Cafelândia (PR), para levar o voto. O representante também transmite os desejos dos cooperados da agência que representa.

Durante o evento, oito associados se candidataram para a posição na unidade local. Por maioria simples, os associados do município decidiram que os quatro representantes do Sicredi Nossa Terra de Tatuí serão eleitos em assembleia prevista para o dia 13 de março, uma sexta-feira, no Via Blanc Hall.

“É o momento mais importante que vive o cooperativismo. Na assembleia, o associado do Sicredi exercita o papel de dono, decidindo os rumos da cooperativa”, declarou Maura a O Progresso.

A presidente do Sicredi Nossa Terra PR/SP sustenta a necessidade do processo decisório diante da abrangente uma área de atuação da cooperativa com muitas agências. Ela reforça que as assembleias locais permitem a consolidação de votos de cada unidade para ser manifestada na assembleia geral.

“É na assembleia geral de delegados que os associados decidem o rumo do Sicredi, destinam resultados, definem o planejamento estratégico e elegem lideranças”, completou Maura.

O diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ revelou aos associados que, durante os últimos anos, o Sicredi cresceu mais de 20%. À reportagem de O Progresso, Tohmé assegurou que “o progresso da cooperativa é consequência do atendimento diferenciado que ela oferece às pessoas físicas e jurídicas”.

De acordo com ele, a instituição busca, a todo instante, atender os associados “de forma justa e honesta para possibilitar um crescimento pessoal e do empreendimento”. “Torna-se um efeito colateral: o Sicredi cresce, pois nossos cooperados crescem”, aponta.

Tohmé expõe crescimento do Sicredi (foto: Eduardo Domingues)

“Se não tivéssemos um foco na pessoa e no negócio dela, seríamos iguais a um banco, crescendo, conforme o último ano, na média de 6%. Nós superamos 20%, pois apostamos nas pessoas”, complementou o diretor executivo.

Atuando na Central Sicredi, em Curitiba (PR), Tohmé expôs que a agência de Tatuí já conta com 400 cooperados. A unidade local foi inaugurada no dia 18 de outubro do ano passado e, conforme ele, esse número é “fantástico”.

Para o diretor executivo, possivelmente, em um ano, a agência tatuiana deverá começar a “ficar pequena”, sendo preciso procurar um espaço para inaugurar uma segunda unidade no município. “O balanço inicial é muito positivo e ficamos muito felizes com essa participação dos tatuianos”, declarou.

Maura também destacou que o Sicredi Nossa Terra de Tatuí está tendo uma “receptividade satisfatória”. E reforçou o convite para que a população conheça a proposta de uma “instituição financeira inclusiva, participativa e de tratamento diferenciado”.

Camargo, novo gerente, colocou a cooperativa local à disposição da população. Conforme ele, “o Sicredi permite a criação de uma nova cultura, na qual o serviço financeiro é uma realidade e uma necessidade de qualquer ser humano”.

“É um trabalho que desenvolvido por nós e os associados, possibilitando que isso possa fazer parte da realidade de cada um”, declarou o responsável pela agência.

“É um enorme prazer representar o Sicredi Nossa Terra no município. E, aproveitando, convido a todos para conhecer nosso espaço e ações culturais. Nossa equipe está de portas abertas para atender as pessoas”, concluiu Camargo.