Setor de artes fará ensaios abertos de peças de teatro

Quem gosta de teatro e tem curiosidade de ver como as peças são produzidas não pode perder os ensaios abertos realizados pelo Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. Desde este mês até novembro, o público tem oportunidade de acompanhar o processo de criação e de 11 montagens.

De acordo com a coordenadora do setor, Fernanda Mendes, a ideia é permitir que a plateia conheça os bastidores de uma produção teatral. “São várias etapas e vários ensaios. Então, alguns terão atores em cena, outros apenas produção musical; alguns com trechos de peça, outros com peças completas. O público poderá acompanhar os bastidores e a evolução da montagem”, afirmou.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas, já que os ensaios serão realizados em salas de aula e espaços reduzidos. Também é importante observar a classificação etária de cada peça, pois há textos voltados aos jovens a partir de 14 anos e uma peça exclusiva para o público adulto.

Este é o caso de “DESenCARNE – Entre o provisório e o permanente”, que abriu o projeto e tem classificação restrita a pessoas com 18 anos ou mais. Segundo o professor responsável, João Fabbro, o texto é uma provocação e traz a morte e a brevidade da vida como tema central.

A peça é um trabalho dos alunos do curso de aperfeiçoamento em performance, tem a proposta de mexer com as emoções do público e pode despertar sentimentos confusos. A produção terá 13 ensaios abertos. Todos às 20h, na sala 3 do setor. O espaço tem lotação máxima de 15 pessoas na plateia.

Outro espetáculo com ensaios abertos é “El Edifício”, inspirado nas obras “A vida na grande cidade” de Will Eisner e “Memórias delfuego” de Eduardo Galeano. Produzido por alunos do terceiro ano do curso de teatro adulto e peça tem direção de Rodrigo Scarpelli.

A classificação é restrita a jovens a partir de 14 anos, mesma idade definida para a instalação cênica “A Tempestade”, inspirada na obra de William Shakespeare. Também uma produção de alunos do terceiro ano do curso de teatro adulto, sob direção de Flavio Melo.

As outras oito peças têm classificação livre. São elas: “A Máquina” de João Falcão, direção de André Luiz Camargo; “A vaca Lelé”, de Ronaldo Ciambroni, com direção de André Luiz Camargo e Fernanda Mendes; “Os cigarras e os formigas”, de Maria Clara Machado, dirigida por Dalila Ribeiro; “Liberdade liberdade”, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, com direção de Adriana Afonso.

Completam o programa de ensaios: “Fábulas africanas”, com alunos da oficina som em cena e direção de Betinho Sodré; “Improviso”, baseado em pesquisas de alunos do curso de teatro adulto, com direção de Adriana Afonso; “O mágico de Oz”, baseado na obra homônima de Frank Baum, direção de Erica Pedro e Adriana Afonso; “E viveram felizes para sempre”, criação coletiva de alunos da oficina de teatro épico, coordenação de Flavio Melo.

As datas dos ensaios podem ser conferidas no site do Conservatório (www.conservatoriodetatui.org.br). Mais informações são fornecidas pelo telefone 3259-1844.