Sesi celebra a primavera com shows musicais e espetáculos

Evento que teve início na noite de ontém vai até 5 de outubro

3502
Elaine Teotônio é destaque em programação de festival no Sesi (foto: Danilo Chiquito)
Publicidade

Até o próximo dia 5 de outubro, uma quinta-feira, o Sesi (Serviço Social da Indústria) de Tatuí celebra o Festival Primavera Cultural. O evento teve início ontem, terça-feira, 26, e abre espaço para produções artísticas da região.

Durante o período, seis atrações, de música a teatro, serão apresentadas ao público. Elas são oferecidas em comemoração ao início da estação das flores e o mês das crianças. As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu Sesi em www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, respectivamente, a programação é voltada exclusivamente para a música. O público poderá conferir, na unidade do município, a cantora Elaine Teotonio & Banda e o Batucada Groove.

Em outubro, a programação se diferencia para comemorar o mês das crianças. Para agradar o público infantil, o festival reservou dois espetáculos: “Quem casa Quer casa”, da Trupe Garagem e Cia., e “Chapeuzinho Vermelho e Lobo”, da Roma Produções Artísticas.

Para fechar o evento com “chave de ouro”, o grupo Os Geraldos fará a encenação do espetáculo adulto “O Drama e Outros Contos de Anton Tchekhov”.

Publicidade

A atração desta quarta, a cantora Elaine Teotonio sobe ao palco com a banda às 19h30. Ela apresenta o espetáculo “Divas do Samba”, com classificação livre e duração de 90 minutos.

A carreira da cantora é marcada pela dedicação aos estudos e pesquisas de um repertório de músicas e biografias, de quase duas décadas, que vem desde Chiquinha Gonzaga e Carmem Miranda à Adriana Ribeiro. No show, ela mescla performance musical e momentos de prosas relatando parte da história do samba.

A banda Batucada Groove (foto: divulgação)

“Divas do Samba” é mais um resultado do trabalho da artista. Nele, Eliana traz nomes que são as grandes referências dela, como as sambistas: Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Leci Brandão, Alcione, Eliana de Lima, Mart’nália e Roberta Sá.

O repertório a ser apresentado ao público também agrega nomes da MPB, como: Elza Soares, Elis Regina, Gal Costa, Marisa Monte, Maria Rita e Paula Lima.

Amanhã, quinta-feira, 28, será a vez do espetáculo “Batucada Groove”, também a partir das 19h30. O show tem como objetivo difundir a cultura negra por meio de releituras de importantes artistas afro-brasileiros, trazendo a história e mostrando como a arte rompe preconceitos e une povos.

De acordo com a organização, a “black music” é a maneira que a população negra tem de se fazer ouvir. “O fato é que cantores negros ao longo da história vêm construindo sua voz dentro de todos estilos musicais, do jazz ao samba, passando pelo rap e rock, indo até onde a voz conseguir chegar”.

O espetáculo foi selecionado pelo projeto Território Sesi-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional.

Publicidade