Sesi abre inscrições para seleção de projetos culturais em quatro áreas





O Sesi (Serviço Social da Indústria), de São Paulo, abriu inscrições para a seleção de projetos culturais em quatro áreas. O processo envolve trabalhos em artes cênicas, visuais, literatura e música que serão apresentados nas unidades do Estado.

De acordo com edital, pela primeira vez, serão selecionados trabalhos de literatura na indústria, para a Galeria de Arte do Sesi de São Paulo e “Domingo na Paulista”. As inscrições tiveram início na quinta-feira da semana passada, dia 1º. Elas são realizadas exclusivamente pela internet, pelo endereço www.sesisp.org.br/cultura/editais.html.

O Sesi informou que o sistema on-line é “mais seguro e ágil”. Também amplia as possibilidades de inscrições de propostas de artistas de todo território nacional. O concurso também é aberto a inscrições de projetos internacionais.

Artistas que queriam se inscrever em música, artes cênicas e literaturas têm até às 23h59 do dia 30 deste mês, uma sexta-feira para preencher ficha. Os projetos de artes visuais serão aceitos até o mesmo horário, mas do dia 28 de outubro.

Os trabalhos selecionados poderão integrar a programação cultural de 2017, nas unidades do Sesi. Elas abrangem a capital, Grande São Paulo, litoral e interior – caso de Tatuí. Também serão levados a “espaços alternativos conveniados”.

A nova edição do processo seletivo inclui uma nova modalidade: “literatura viva na indústria”. Para esta, serão escolhidos projetos que promovam a interação entre a literatura e o universo do trabalho, com temas voltados à inovação, criatividade, liderança, empreendedorismo e qualidade de vida no trabalho.

Também pela primeira vez serão avaliadas propostas voltadas para a Galeria de Arte do Sesi de São Paulo. O espaço fica no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso.

Conforme o regulamento, os espetáculos de música e artes cênicas poderão compor a agenda do programa “Domingo na Paulista”, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Ainda para a Avenida Paulista, serão recebidas propostas voltadas especialmente para a Galeria de Arte Digital.

Outra novidade é que o edital abre espaço para os projetos que já tenham sido contemplados. Desta forma, podem concorrer trabalhos beneficiados por patrocínio ou recursos captados por meio de lei de incentivo à cultura ou outras premiações.

O objetivo é identificar ações artísticas para públicos de todas as idades, com intuito de democratizar e ampliar o acesso à cultura, bem como incentivar e difundir a multiplicidade e a diversidade das linguagens e tendências artísticas, para a formação e a valorização do indivíduo e sua comunidade.

Em artes cênicas são aceitas inscrições de montagens não inéditas, inéditas e internacionais. Os trabalhos integrarão o programa “Viagem Teatral” que consiste num “rico panorama da produção cênica brasileira”. Por meio dele, o Sesi oferece apresentações variadas em gênero e em modalidades teatrais.

As três modalidades do certame comportam espetáculos de dança, dança-teatro, teatro-físico, teatro de formas animadas, circo, performances, entre outros.

Os trabalhos de música a serem selecionados serão divididos em “série popular”, “série erudita” e “série internacional”. Esta última modalidade, como sugere a proposta, será voltada à circulação de artistas-músicos de outros países.

A vertente agrega trabalhos apresentados por duos, trios, quartetos, orquestras de câmara e grupos instrumentais. Ela é aberta para inscrições de projetos de blues, jazz, choro, rock, samba, reggae, hip-hop, soul e world music.

Projetos em literatura devem ser apresentados nas modalidades: encontro (com escritor, com cartunista e com ilustrador), narração de histórias literárias, oficina literária, e encontro literário com escritor/ilustrador na indústria.

Os selecionados integrarão programação do “Literatura Viva”. Essa ação tem como foco promover a leitura por meio de atividades lúdicas, como a narração de histórias, oficinas literárias e outras ações educativas correlatas.

Serão selecionadas produções em artes visuais nas modalidades pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, novas tecnologias e “outras experiências artísticas”.

Para as inscrições, é preciso ativar um cadastro online conforme orientações contidas no Manual do Usuário. No formulário on-line, todos os campos obrigatórios deverão ser preenchidos. Não serão considerados projetos com falta de informações.

Os artistas devem utilizar a área de “envio de material digital”, para anexar os seguintes documentos: duas fotos do espetáculo/show, artista ou evento em alta resolução e links de textos de divulgação do projeto ou vídeos a respeito.

Uma comissão vai analisas as propostas com base em seis critérios. Os projetos devem atender a todos os requisitos do edital, ter relevância conceitual e temática, cultural, viabilidade técnica, adequação física e financeira.

O resultado da seleção dos projetos será publicado no mesmo site das inscrições.