Senai não será inaugurado no dia 1º e ainda não há previsão de data





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Equipe técnica do Senai esteve no município na sexta-feira passada, 25, para vistoriar obras do prédio

 

A sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do município não será inaugurada na quinta-feira, 1º, conforme previsão do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

A data havia sido anunciada durante visita de Skaf ao município, para inaugurações no Sesi, dia 7 de março. Naquela ocasião, tanto o prefeito quanto o presidente da Fiesp informaram que o Senai seria inaugurado no Dia do Trabalho.

A nova data ainda não foi estipulada, segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura. No entanto, a sede do Senai foi aprovada pelo corpo técnico da instituição.

Na sexta-feira passada, 25, representantes do Senai estiveram na cidade para vistoriar as obras de reforma e adequação do prédio do futuro centro de formação.

A equipe foi recepcionada pelo prefeito Manu e pelo secretário da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo da Mota, no paço municipal, e seguiu para a vistoria técnica.

O assistente da diretoria da instituição, Gino Bolognesi, e o diretor do Senai de Sorocaba, Jocilei Oliveira, avalizaram as melhorias, incluindo a adequações elétricas que deverão suportar o grande volume gerado pelas máquinas que serão instaladas no local.

O investimento, de acordo com a Prefeitura, é de R$ 506.987,33, exclusivamente dos cofres municipais – além de mais cerca de R$ 100 mil destinados a obras civis e à pintura.

Após a visita de sexta-feira, Manu teria conversado, por telefone, com Skaf. E ficou definido que, durante esta semana a Prefeitura, deve emitir termo de posse do prédio ao Senai.

O departamento jurídico da Fiesp cuidará dos detalhes para a oficialização do convênio e a abertura das inscrições para os cursos.

Em documento enviado pela Prefeitura, Skaf teria afirmado que, “depois de anos de tratativas e de negociações, Tatuí cumpriu seu acordo em tempo recorde e, com uma semana de antecedência, mostrou não só o interesse, mas a capacidade de sediar nosso centro de formação profissional”.

Mesmo antes da inauguração, a Prefeitura garante que o Senai de Tatuí estará “em plena atividade”. A sede receberá, também antecipadamente, mobiliário e maquinário para a realização dos primeiros cursos livres, de metrologia, controle dimensional, logística e desenho.

As aulas do curso de restauração de prédios históricos já serão realizadas nas novas dependências do prédio localizado na rua Maneco Pereira, 619, no centro. O local já abrigou a escola do Sesi e também a Secretaria Municipal de Educação.

Os primeiros cursos a serem realizados devem ser mecânico de usinagem, manutenção mecânica, elétrica e solda. “Há expectativas, também, para implantação de cursos voltados para a área de construção civil e para portadores de necessidades especiais”, finalizou o secretário Mota.