Semana Paulo Setúbal vai ser promovida em novo formato

Evento virtual fará parte do mês do aniversário do município

215
Devido a pandemia, programação terá eventos com lives e documentários (Foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

A 78a edição da Semana Paulo Setúbal será realizada em novo formato. Seguindo o decreto municipal 20.558, que estabelece medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio à Covid-19, neste ano, a programação será virtual.

A prefeitura, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, preparou quase um mês de atrações online, de 1o a 28 de agosto, com foco no tema deste ano, que é o centenário do edifício-sede do MHPS (1920-2020).

De acordo com o gestor do museu e diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna, a intenção é manter a tradição da Semana Paulo Setúbal, que ocorre desde 1943. A programação será exibida pelo canal do museu no Youtube.

“Era uma programação totalmente presencial, mas com a tradição deste evento não tinha como adiar. Além disso, neste ano, comemoramos o centenário do museu, que é um momento histórico para nossa cidade, um marco muito importante”, comentou Vianna.

Pela plataforma online, serão apresentados vídeos homenageando o patrono do MHPS, o escritor Paulo Setúbal, e personalidades que participaram do projeto “Ilustres Tatuianos”, realizado em parceria com a Noite da Seresta com Ternura.

Publicidade

“Quem não pode conhecer a história desses ilustres tatuianos vai poder, a partir da Semana Paulo Setúbal, ter acesso, virtualmente, a um material que vai imortalizar essas personalidades. Isso também faz parte da vocação do MHPS, já que é uma forma de deixarmos isso para as outras gerações”, declarou o diretor.

Para a programação desta edição, o canal do museu transmitirá uma produção gravada pelo professor Pedro Henrique de Campos, que faz parte do acervo do MHPS, e ainda entrará na programação do projeto “#MuseuPauloSetúbalEmSuaCasa”.

“Em tempos de distanciamento social, o museu buscou o canal no YouTube para manter a sua vocação na história e na produção cultural da cidade. E, para tanto, temos contado com o aporte financeiro da Família Setúbal”, observou o diretor

A programação começa neste domingo, 2 de agosto, a partir das 10h, com o documentário “Paulo Setúbal – Romancista e Poeta – Encontros”, trecho do documentário de Roberto Moreira que registra a vida e a obra do escritor Paulo Setúbal, produzido em 1993.

Na segunda-feira, 3, às 10h, o canal apresenta o vídeo “Ilustre Tatuiano Mingo Jacob – Noite da Seresta com Ternura”. Na quarta-feira, 5, às 10h, a programação inclui a história do “Ilustre Tatuiano Ivan Camargo – Noite da Seresta com Ternura”.

Na sexta-feira, 7, às 10h, a plataforma disponibilizará uma exposição virtual apresentando o “Centenário do Edifício-Sede do Museu Histórico Paulo Setúbal”. Às 20h, será realizada uma live especial com a Bravo Elektro e o lançamento da logomarca do centenário.

No domingo, 9, o canal lança o “Ilustre Tatuiano José Coelho de Almeida (Maestro Coelho) – Noite da Seresta com Ternura”. Na terça-feira, 11, às 10h, haverá exposição virtual “Tatuí 194 Anos”.

Na quinta-feira, 13, às 10h, o canal apresenta “O Homem Mais Rico de Minha Terra – Seu Chico Pereira”. Na sexta-feira, 14, às 10h, tem o “Ilustre Tatuiano Celinha Holtz – Noite da Seresta com Ternura”.

A programação continua na segunda-feira, 17, às 10h, com o vídeo “Ilustre Tatuiano Wilson Bertrami – Noite da Seresta com Ternura”. Na quarta-feira, 19, às 10h, a produção é sobre o “Ilustre Tatuiano Helio Beijo-Frio – Noite da Seresta com Ternura” e na sexta-feira, 21, às 10h, “Ilustre Tatuiano Tropeirinhos do Rancho – Noite da Seresta com Ternura”.

Na última semana da programação, tem o “Ilustre Tatuiano Roberto Rosendo – Noite da Seresta com Ternura”, segunda-feira, 24, às 10h; “Ilustre Tatuiano Pacheco – Noite da Seresta com Ternura”, quarta-feira, 26, às 10h; e “Ilustre Tatuiano Pedro Henrique de Campos (Professor Pedro) – Noite da Seresta com Ternura”, na sexta-feira, 28 às 10h.

As atrações, exposições e cerimônias podem ser acompanhadas pelo endereço eletrônico: https://www.youtube.com/channel/UCY0PhNOaU7bJ6Tw_zaIfEFg

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome