Semana do Meio Ambiente realiza programação diversa até o dia 10

Crianças são certificadas por aprendizado sobre preservação ambiental

1540
Evento na Praça da Matriz certificou estudantes a partir de atividades escolares (foto: Lívia Ferreira)
Publicidade

Entre os dias 5 e 10, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da Prefeitura, organiza uma série de atividades educativas, recreativas e culturais em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

A abertura oficial aconteceu na terça-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente. Na Praça da Matriz, das 9h às 16h, o Setor de Educação Ambiental programou quatro tendas sobre o tema.

Em uma delas, pode ser acompanha a exposição “S.O.S. Mata Atlântica”, sobre o projeto “Observando os Rios”, pelo qual os alunos da Escola Estadual “Barão de Suruí realizam a coleta e a análise da qualidade da água do rio Tatuí.

No evento, os visitantes também podem conferir amostras de experiências ambientais sobre impactos causados por agrotóxicos e qualidade do ar, além de uma atividade “sensorial”.

Também são encontradas maquetes sobre aterro sanitário, impactos de erosão e impactos da urbanização. Ainda é possível acompanhar apresentação do projeto “Abrace Tatuí”, sobre o trabalho realizado com resíduos sólidos.

Publicidade

Na abertura, foram entregues os certificados aos alunos dos 5o anos do ensino fundamental das Escolas Municipais “Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa” e “Eugênio Santos”, que participaram do projeto Aprendizes da Sustentabilidade, promovido pelo Setor de Educação Ambiental.

(foto: Lívia Ferreira)

Segundo o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi, a semana de eventos voltados ao tema “é importante para que a população tenha consciência da degradação que está ocorrendo no meio ambiente e para tentarmos correr atrás do que já foi danificado”.

Para a professora Elaine Cristina Brito de Almeida, “os pequenos é que são o futuro” e, por isso, é necessário “plantar essa sementinha nas crianças para que elas melhorem o futuro”.

A professora também acredita que a experiência extraclasse é muito enriquecedora, pois vivenciar o conteúdo visto em sala é algo que reforça o aprendizado.

“Nós estávamos trabalhando os biomas brasileiros em sala de aula e coincidiu com o projeto do Meio Ambiente. Foi uma experiência muito bacana, pois houve uma conexão entre os assuntos”, completou a também professora Aline Dorte de Assis Santos.

A engenheira ambiental e coordenadora de educação ambiental Karina Sousa explica que o projeto é desenvolvido desde março nas escolas “Eugênio Santos”, “Prof.ª Magaly Azambuja de Toledo” e “Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa”.

“Foram realizados quatro encontros nas escolas, trabalhando várias temáticas. Iniciamos trabalhando a temática água, onde explicamos a importância do tratamento de água e esgoto”, contou a educadora.

“Depois, passamos para resíduos sólidos, explicando a importância do aterro e da reciclagem; em seguida, teve biodiversidade, proteção de fauna e flora”, acrescentou.

“O quarto encontro está sendo aqui, que é uma feira de meio ambiente, onde os alunos podem tirar todas as dúvidas, e acontece também a entrega dos certificados para os que participaram de todas as etapas”, concluiu Karina.

No fim do evento na Praça da Matriz, também foram distribuídas mudas de plantas nativas e não frutíferas. Porém, quem não conseguiu pegar uma muda e deseja plantar uma árvore, no “Mangueirão”, também acontece distribuição.

Segundo Karina, não existe pré-requisito para retirar um espécime, porém, só são permitidas cerca de dez mudas por pessoa. Na retirada, o cidadão recebe todas as orientações necessárias.

A programação da semana voltada ao meio ambiente segue nesta quarta-feira, 6, das 9h às 11h. Os alunos da Emef “Profª. Maria Eli da Silva Camargo” realizarão uma visita monitorada na nascente modelo de Tatuí, situada no bairro Santa Cruz. O local abriga a nascente mais preservada do município.

(foto: Lívia Ferreira)

Na quinta-feira, 7, acontecerá, no Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca”, o encerramento, com a entrega de certificados, do projeto Aprendizes da Sustentabilidade, com os alunos dos 5o anos do ensino fundamental da escola “Prof.ª Magaly Azambuja de Toledo”.

Na sexta-feira, 8, das 9h às 12h, será promovido o Zoneamento Ecológico-Econômico e a exposição “Práticas de Educação Ambiental no Município de Tatuí”, na Fatec. O evento contará com a participação dos alunos da Emef  “Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”.

Já no domingo, 10, das 9h às 12h, será realizado, no Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca”, o “Pedal Ecológico”, com a participação de grupos de escoteiros de Tatuí.

Publicidade