Da redação
Representada pelo XI de Agosto/AABT/Tatuí, o município encerrou, no dia 29 de novembro, a participação nos “play-offs” (jogos decisivos) da Liga Desportiva Paulista chegando às finais de todas as categorias de base. Com quatro equipes na disputa, o saldo tatuiano foi positivo ao conquistar um título e três vice-campeonatos.
Tatuí foi campeã da sub-17 com quase 100% de aproveitamento, vencendo 11 das 12 partidas que disputou e ainda emplacou o jovem jogador Victor Fallete, o Sheldon, como o cestinha da categoria, com 185 pontos.
Na decisão, o time sub-17 do município enfrentou o Basquete Capão Bonito e ganhou o jogo de ida, fora de casa, por 75 a 38. Na segunda partida, realizada no ginásio da Associação Atlética XI de Agosto, nova vitória, dessa vez pelo placar de 96 a 45.
Nas outras três categorias, o XI de Agosto/AABT/Tatuí também chegou às finais, porém, em todas, ficou com o vice-campeonato, tendo equipes da LSB (Liga Sorocabana de Basquete) como carrascas.
Os jogadores da sub-13 fizeram uma campanha com 12 triunfos em 19 confrontos. Na fase decisiva da categoria, a LSB ganhou, em Tatuí, por 63 a 53. E no último jogo, disputado em Sorocaba, a agremiação mandante superou os garotos tatuianos por 70 a 53 e garantiu o título da sub-13.
Na sub-15, o time local ganhou metade das 12 partidas que disputou. Nos duelos decisivos, foram duas derrotas sofridas contra a LSB. O primeiro revés terminou com o resultado de 74 a 37 e o segundo, com placar favorável aos sorocabanos por 69 a 35.
A agremiação sub-20 de Tatuí venceu oito dos 12 jogos que disputou pela Liga Desportiva Paulista. A LSB se consolidou como carrasca tatuiana na sexta-feira da semana passada, 29 de novembro. O time sorocabano havia vencido, em Tatuí, por 82 a 67, e jogando em casa, ganhou novamente, dessa vez por 75 a 65.
Auxiliar técnico da equipe profissional e um dos treinadores das seleções de base tatuianas, Filipe Ariel, o Crânio, destaca o feito de Tatuí ter sido a única entidade a ter participado de todas as categorias de base da competição e chegar nas quatro finais possíveis.
De acordo com Crânio, “o resultado alcançado é a soma de todo o trabalho e dedicação dos atletas, dos pais deles, da comissão técnica, da Associação de Amigos do Basquete de Tatuí, da Associação Atlética 11 de Agosto e do Departamento Municipal Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude”. “Para nós, é gratificante ver o resultado dentro e fora de quadra”, reforça.
Crânio ainda frisa que o principal objetivo da equipe e dos apoiadores é o de utilizar o esporte como uma ferramenta social. “Atendemos cerca de cem crianças, entre meninos e meninas, que serão o nosso futuro no esporte e na sociedade”, completou o técnico.