Seis a cada dez encararam ou vivenciam grau de depressão

Com pequena margem, a enquete promovida pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) atestou que, praticamente, seis a cada dez tatuianos já enfrentaram ou vivenciam algum grau de depressão.

Essa foi a resposta de 59% dos participantes; outros 41% apontaram que não sofrem e nunca encararam algum grau de depressão. A votação se encerrou na sexta-feira, 25, às 16h30.

A campanha denominada “Janeiro Branco” ocorre durante o primeiro mês do ano, em todo o território nacional, e é dedicado a campanhas focadas em saúde mental. Em Tatuí, o evento é realizado pela primeira vez.

Apesar de as ações da campanha estarem acontecendo desde o dia 15, a abertura oficial ocorreu na sexta-feira, 25. As atividades referentes ao “Janeiro Branco” seguirão até a próxima quinta, 31.

A partir deste sábado, 26, a pesquisa aborda o saldo positivo de 256 novos empregos formais em 2018, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Os dados foram divulgados na quarta-feira, 23, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

Conforme o mediador de negociações coletivas da Agência Regional do Ministério do Trabalho, Antônio Carlos de Moraes, os números oscilam, mas a cidade vem mantendo uma média de contratações “dentro do aceitável”. Além disso, ele mantém as expectativas de melhora (reportagem nesta edição).

Assim, a enquete questiona: “Você acredita que, em 2019, o número de empregos formais em Tatuí crescerá bem mais que em 2018?”. A enquete pode ser respondida, a partir deste sábado, 26, com “sim” ou “não”. A votação se encerra na sexta-feira, 1º de fevereiro, às 16h30, com publicação do resultado na edição do dia 3 de fevereiro.