Segurança é tema proposto como trabalho inicial da RMS





Divulgação

Membros do Conselho de Desenvolvimento discutiram ações com prefeitos das 26 cidades integrantes

 

A segurança pública será o primeiro tema do Conselho de Desenvolvimento da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba). A definição aconteceu no final do mês passado durante reunião no Parque Tecnológico de Sorocaba, conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Boituva.

Em material enviado à imprensa, o setor informou que está prevista a implantação de um gabinete para discutir estratégia e ações integradas para o setor. O trabalho terá participação de policiais, representantes do Judiciário e da sociedade civil.

Submetido ao colegiado de 26 prefeitos que compõem o Conselho de Desenvolvimento, o tema representa a primeira ação a ser trabalhada pela recém-criada RMS. O encontro no dia 30 de junho marcou a instalação oficial do órgão e definiu os prefeitos Antonio Carlos Pannunzio (Sorocaba) e Manuel Davi (Tietê), como presidente e vice-presidente, respectivamente.

Batizado de Gampesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública), o setor que cuidará do assunto na região integra os prefeitos conselheiros e dirigentes municipais do setor, policiais e Judiciário.

A instalação será, novamente, abordada na próxima reunião do conselho. O encontro contará com presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella, com data a ser definida. Tatuí é um dos municípios da RMS, com direito a assento e participação nas definições de temas.

Além da segurança pública, outros assuntos foram encaminhados no encontro do mês passado. Entre eles, a aprovação do regimento provisório do colegiado e o anúncio de realização do Atlas Digital da RMS, com os 26 municípios.

O projeto ficará a cargo da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. A proposta é apresentar dados atualizados das cidades integrantes.

Sancionada em 8 de maio de 2014 pelo governador Geraldo Alckmin, a RMS congrega os municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange e Ibiúna.

Também compõem o rol de cidades participantes: Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.