Secretaria tampa mais de 36 mil buracos e antecipa metas





AC Prefeitura

Operação de recuperação de buracos tem continuidade; nova etapa prevê mais 25 metros quadrados

 

A Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura divulgou dados relativos à operação tapa-buraco em Tatuí. Neste ano, mais de 36 mil buracos foram recuperados.

A pasta municipal informou, ainda, que utilizou mais de 3.000 toneladas de massa asfáltica para os trabalhos que são realizados semanalmente. Em média, o Executivo contabiliza entre cem e 150 metros quadrados restaurados todos os dias.

Entre janeiro de 2013 e outubro de 2014, de 56 mil metros quadrados de buracos foram tapados. Nas duas últimas semanas, a secretaria utilizou 21 toneladas de massa asfáltica em ruas do centro da cidade, como a 11 de Agosto, Capitão Lisboa e Coronel Lúcio Seabra, e de bairros periféricos, como a vila São Cristóvão, o bairro São Judas e o Jardim Fortunato Minghini.

Nesta semana, a Prefeitura deu início às recuperações no Andrea Ville e vila Esperança. A programação prevê para os próximos meses trabalho em mais 14 bairros. Entre eles: os jardins São João, Europa, Wanderley, Planalto, Camargo, CDHU (Conjunto Habitacional “Orlando Lisboa de Almeida”), Residencial Atlanta e Rosa Garcia 1 e 2.

Em nota enviada à imprensa, o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, Nilton Raposo, afirmou que o cronograma vem sendo intensificado para realizar o máximo de ruas até a chegada do período de chuvas.

“Estamos seguindo um cronograma especial para atender a demanda que já é muito grande. Com a chegada da época de chuvas, o número de buracos aumenta consideravelmente. Nossa equipe também está alerta para atender a casos de emergência”, destacou.

Também por meio de assessoria, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, comemorou o resultado. No entanto, ele disse que a qualidade da malha viária “está longe do ideal”.

“Infelizmente, nossa cidade está há mais de duas décadas sem recapeamento em suas ruas. O asfalto está cheio de fissuras e infiltrações. Qualquer chuva, mesmo de menor intensidade, acaba gerando novos danos. Por isso, o tapa-buraco acaba sendo apenas uma medida paliativa”, explicou.

O prefeito antecipou que obras de recape de “algumas ruas do município já estão em processo de licitação”. Conforme Manu, elas devem ser iniciadas ainda neste ano.

Essa etapa prevê 25 mil metros quadrados no total de vias a serem recuperadas. Entre as ruas a serem atendidas, estão: 15 de Novembro, no trecho entre o Mercado Municipal e o Jardim da Infância; e a Coronel Lúcio Seabra, entre a ruas Prudente de Moraes e 11 de Agosto – ambas no centro.

Também serão contempladas as ruas Vice-prefeito Nelson Fiuza, entre a rotatória da avenida Pompeo Reali e a rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127); e José Antônio de Souza, que fica no bairro São Lázaro.

Para 2015, a Prefeitura espera obter recursos para recapear mais de 125 mil metros quadrados. O Executivo divulgou que já apresentou projeto junto ao governo federal.

“Estamos trabalhando muito para recuperar esse atraso de 20 anos e oferecer asfalto de qualidade para valorizar a nossa cidade e a nossa população”, finalizou o prefeito.