Secretaria programa para hoje a inauguração oficial de Cepat





AC Prefeitura

Ocorrências são georreferenciadas desde o dia 1º do mês passado

 

O Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes) programou para a manhã de hoje, quarta-feira, 11, a inauguração oficial do Cepat (Centro de Estatística e Prevenção de Acidentes). A solenidade está prevista para as 9h, com presença do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e do diretor do departamento, Francisco Antonio Fernandes, Quincas.

Iniciado em fase experimental no dia 1º de fevereiro, o centro é fruto de trabalho entre o Demutt e o Departamento Municipal de Tecnologia da Informação. Neste mês, ele passará a operar em caráter definitivo, visando mensurar os pontos de acidentes, os tipos de ocorrências e o número de vítimas.

O projeto foi anunciado com exclusividade por O Progresso em janeiro deste ano. Na ocasião, Quincas antecipou que o sistema seria integrado com a Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Também poderia envolver equipes de resgates das concessionárias que administram trechos de rodovias da região de Tatuí.

O registro dos dados dos acidentes é realizado por meio de programa de computador. O processo de elaboração de dado estatístico é relativamente simples: ele começa com o recolhimento dos boletins de ocorrência relacionados a acidentes de trânsito nas vias sob gestão municipal, elaborados pela Polícia Militar e GCM, e por registros do Samu e bombeiros.

Segundo afirmou Quincas, o programa reúne dados de circulação da frota na cidade. Entre eles, estão estatísticas de acidentes e informações das vítimas. As informações contribuirão para um trabalho de prevenção e maior atuação do departamento, nos locais em que forem detectados índice “acima do normal”.

Os dados dos acidentes de trânsito ocorridos em Tatuí são “georreferenciados” (registrados com a localização por satélite). Esse tipo de informação é considerado imprescindível para definição de intervenções do poder público nas áreas de engenharia, fiscalização, sinalização e educação no trânsito.

O Cepat permitirá à Prefeitura ter um banco de dados, que “dará subsídios estatísticos para implantação de políticas públicas voltadas à mobilidade urbana”.