Secretaria programa ‘força-tarefa’ e 2 operações em toda a cidade





Cristiano Mota

Iniciativa da secretaria abrange limpeza de praças públicas; ação é anunciada como compromisso de retorno do vice-prefeito ao governo

 

Promover a limpeza e a conservação de áreas públicas com apoio da comunidade. Este é o objetivo da “força-tarefa” que está sendo programada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura. Para realizá-la, a pasta busca apoio da Acertar (Associação das Cerâmicas de Tatuí e Região) e de empresários.

O pontapé inicial foi dado pelo titular, vice-prefeito Vicente Aparecido Menezes, Vicentão, na manhã do dia 22. Durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental do residencial Vida Nova, ele solicitou apoio de empresários do ramo da construção civil (do Grupo Pacaembu) e do polo cerâmico.

Também divulgou dados de trabalho desenvolvido pela equipe dele. O vice-prefeito comanda a pasta da Infraestrutura há mais de um mês e informou que desenvolve planejamento para realizar o evento. A intenção é dividir a cidade em dez regiões. “Ainda não está bem definido”, comentou.

A O Progresso, ele antecipou que a Prefeitura deverá mobilizar equipes para as ações aos sábados. Para que a campanha tenha efeito desejado, ele pretende buscar apoio da comunidade. “Vamos, também, procurar todas as empresas que prestam serviços no município”.

O propósito é conseguir o maior número possível de equipamentos e veículos para o transporte dos materiais que serão retirados das ruas e de terrenos baldios. “Queremos apoio em caminhões e funcionários, para que os empresários possam nos ajudar a limpar a maior quantia de áreas possível”.

O mutirão acontecerá dentro da operação “cata-treco”, uma das duas ações que a Prefeitura pretende realizar no município. A outra medida em andamento é a operação “tapa-buracos”, intensificada no Jardim Santa Rita de Cássia e que será estendida, nesta semana, ao Jardim Rosa Garcia. “Vamos fazer uma verdadeira limpeza na cidade”, enfatizou Vicentão.

Conforme ele, a medida é necessária por conta do “alto número de pedidos junto à pasta”. “Desde que assumi, tenho procurado atender todas as ligações. Mas, nós não estamos conseguindo atender na velocidade que a população quer e precisa, porque são muitos os problemas da cidade”, justificou.

Além do tamanho do município, Vicentão alegou que o quadro de servidores da pasta é pequeno. De acordo com ele, o Mangueirão conta com, aproximadamente, 300 funcionários em todas as frentes de trabalho. “Fora ter de atender a cidade toda, temos que atender as outras secretarias”.

Por esse motivo, o secretário disse que a pasta está com dificuldade. “Não dá para atender todo mundo de uma vez só. Então, queremos fazer uma força-tarefa para uma grande limpeza na cidade”, disse.

Até o momento, a secretaria não definiu se realizará a ação por 15 dias consecutivos ou por dez sábados (nas dez regiões do município). A intenção é de realizar os trabalhos no horário das 7h às 18h, com local de início não definido. “Estamos fechando esse planejamento”, disse o vice-prefeito.

O cronograma de trabalhos será feito após a definição das parcerias. A primeira delas deve ser fechada com a Acertar. Conforme o vice-prefeito, a entidade é “fundamental” para a iniciativa, uma vez que também faz uso da estrutura do município – neste caso, as ruas para circulação e escoamento de mercadorias.

“Tatuí é polo de cerâmicas. E nós sabemos que os caminhões delas têm que circular pela cidade até a Prefeitura criar alternativas, como o anel viário”, enfatizou.

A força-tarefa vem para somar com a tapa-buraco. Esta, deflagrada após um “amplo planejamento”. Vicentão informou que a secretaria realizou levantamento completo dos bairros e seus principais problemas.

Segundo ele, o resultado apontou que grande parte da malha asfáltica está comprometida. “Na verdade, o asfalto de Tatuí está oxidado. Faz muito tempo que não se faz recape. O ideal seria mesmo recapear todas as ruas”, apontou.

Como o Executivo não tem condições de realizar esse tipo de trabalho, está “investindo” na tapa-buracos. Para tanto, realiza a compra de massa asfáltica quente, mesclando seu uso com massa fria, produzida pela usina de britagem.

Com esses materiais, a secretaria já tapou buracos no Jardim América e São Conrado. Também somou intervenções no Jardim Santa Rita de Cássia, onde a equipe atuou por mais de dez dias. “O bairro é gigante e, só lá, foram utilizadas cem toneladas de massa asfáltica quente, fora a massa fria”.

Nesta semana, a ação terá continuidade no Jardim Wanderley e no Rosa Garcia 2. Neste último bairro, a secretaria está programando obras de drenagem (de águas pluviais) no ponto de interligação do bairro com o Rosa Garcia 1.

As ações fazem parte de projeto de revitalização das condições de tráfego que inclui financiamento junto ao Desenvolve São Paulo. Segundo Vicentão, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, está tentando financiar R$ 12 milhões para promover recapeamento em boa parte do município.

“Já estou fazendo um levantamento com toda a nossa equipe dos bairros mais problemáticos, das principais ruas de maior fluxo, das que têm tráfego de ônibus. Vamos priorizar para podermos atender da melhor forma”, afirmou.

Até que o financiamento saia, o secretário antecipou que a Prefeitura vai recapear “alguns trechos de rua”. Nos próximos dias, deve “estrear” a vibroacabadora de asfalto (máquina usada para preencher valas com asfalto, revestir caminhos ou pavimentar em áreas ou rodovias) adquirida pela Prefeitura.

Vicentão também pretende “inaugurar”, nos próximos dias, máquina de fazer guia. Ela será usada em três quarteirões da Teófilo Andrade Gama, antes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Alan Alves de Araújo”.