Secretaria divulga data para a instalação de vigas no Marapé

Obras de construção da nova ponte do Junqueira são iniciadas

A 12ª viga da ponte do Marapé deve ser concretada no dia 22, conforme cronograma de secretaria local

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura anunciou a data de lançamento das vigas de concreto da nova ponte do Marapé, que liga a vila São Cristóvão ao centro e serve como um dos principais pontos de entrada.

De acordo com a Prefeitura, a colocação das estruturas será feita entre os dias 20 e 21 de junho, com a instalação das pré-lages prevista para o dia 22.

O preenchimento do molde da sexta viga foi realizado na segunda-feira, 15. A Prefeitura prevê que a empresa responsável pela reconstrução da ponte realize a concretagem da 12ª viga no dia 22 deste mês. A equipe aguardará 28 dias para um processo chamado de “cura” do concreto.

Nesse período, segundo o engenheiro civil da empresa contratada, Paulo Wesley de Camargo Soares, serão executados os serviços de construção de duas vigas transversinas, os muros alas, dissipadores de energia e reaterro da margem do centro.

A administração informou, por meio de nota à imprensa, que técnicos da Defesa Civil do Estado visitaram a cidade na semana passada para fiscalizarem o andamento das obras. A conclusão foi de que o trabalho está seguindo o cronograma proposto.

De acordo com o engenheiro João Batista da Costa, da coordenadoria municipal de Defesa Civil, a obra está 46% concluída, segundo a última medição realizada pela fiscalização.

Na semana passada, os funcionários da empreiteira responsável deram início à fase final do aterro da cabeceira, na margem da vila São Cristóvão.

A ponte do Marapé caiu em março do ano passado, após fortes chuvas. Ela chegou a ser interditada e passou por manutenção, entretanto, ruiu.

A obra começou meses depois e foi interrompida em outubro do ano passado. No início de 2017, a Prefeitura rompeu o contrato com a empresa contratada e assinou com uma nova empreiteira, que deu prazo de conclusão de 120 dias.

Ponte do Junqueira

A Prefeitura anunciou, nesta semana, o início da construção da nova ponte do Jardim Junqueira, que liga a rua Professora Maria Aparecida Santi à marginal do ribeirão do Manduca. A obra está orçada em R$ 1,3 milhão e deve ser finalizada em 180 dias.

A assinatura do contrato com a empresa responsável aconteceu na semana passada. A concorrência foi vencida pela CSC Engenharia e Construção Ltda., sediada na capital paulista.

Parte da verba a ser usada na construção da ponte é proveniente de convênio firmado entre o município e o Ministério das Cidades.

“Será uma ponte com quatro faixas, duas em cada sentido, maior do que a que caiu no início de janeiro, já projetada para atender ao fluxo intenso de veículos deste local. Inclusive, com alteração no trajeto de localização da ponte, melhorando as condições de tráfego. As obras já estão acontecendo”, destacou a prefeita Maria José, por meio de nota à imprensa.


Liberada a passagem na ponte que dá acesso à Colina Verde

A Prefeitura liberou, na manhã do dia 10, a circulação de veículos e pedestres na ponte que dá acesso ao Jardim Colina Verde. A obra teve início em 2015 e foi paralisada no ano seguinte, sendo retomada no início de 2017.
Segundo a administração, a obra foi financiada com R$ 300 mil, recursos do governo do Estado. Após a finalização, o município teve de esperar a liberação de laudos técnicos da Casa Militar do Estado.