Secretaria de Saúde possibilita programas em unidades de EFS

ESF do Santa RIta realizará novo mutirão de exame Papanicolau (foto: AI Prefeitura)

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde, através de unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família), realizou atividades sociais em prol de moradores de dois bairros do município.

Na quinta-feira, 27, a ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, do bairro CDHU, concluiu o ciclo de três meses de uma turma do “Programa Nacional de Controle do Tabagismo”.

O programa consiste em ajudar os participantes a deixarem de fumar, por meio de uma equipe multidisciplinar que fornece as informações e estratégias necessárias para direcionar os próprios esforços nesse sentido.

O grupo abordou os benefícios já sentidos na saúde física, além de fazer uma comemoração com a entrega de kits que auxiliarão o dia a dia do ex-fumante.

Essa foi a terceira turma a participar do programa na ESF da CDHU, com sessões semanais iniciadas no mês de julho, com a médica Raíssa Motta Russo e o farmacêutico Anderson Hajje Machado.

Segundo Raíssa, “os números foram muito favoráveis e apontaram uma melhora na saúde e qualidade de vida dos ex-fumantes e também dos familiares”.

“Com um total inicial de 16 pacientes, entre homens e mulheres, finalizamos o programa com uma taxa de abandono de 70% do tabagismo,”, apontou a médica.

No dia seguinte, sexta-feira, 28 de setembro, a ESF do Jardim Santa Rita de Cássia iniciou a programação do “Outubro Rosa”, mês dedicado ao combate do câncer de mama.

Os profissionais do Núcleo de Apoio Saúde da Família (Nasf) e do Programa de Saúde da Família (PSF) realizaram a coleta de exame de Papanicolau e fizeram avaliação das mamas em, aproximadamente, cem mulheres.

“Entregamos guias para o exame de mamografia para as mulheres com mais de 40 anos de idade que estavam em atraso”, contou a enfermeira Priscila de Moura Altea Capuzzo.

Conforme Priscila, novas atividades estão previstas para a ESF do bairro. Na sexta-feira, 19, das 9h às 12h, haverá um novo mutirão de Papanicolau, com agendamento das pacientes que estão em atraso com o exame. Nesse mesmo dia, será possível fazer avaliação física com o projeto “Vida Saudável”.