‘Saxofonium’, BR Brass e Quarteto Rossini apresentam-se nesta quinta

241
Publicidade





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Grupo BR Brass é um dos convidados de recital de música de câmara

 

Três grupos formados por alunos do Conservatório de Tatuí apresentam-se na quinta-feira, 3, no teatro “Procópio Ferreira”. O recital tem início às 20h30, com entrada franca, sob coordenação da professora Míriam Braga.

O recital terá participação dos quartetos Saxofonium e Rossini e do quinteto BR Brass. Todos são formados por alunos a partir da disciplina de “música de câmara”, obrigatória na instituição. Como convidado especial, participa o professor Marcos Pedroso.

Publicidade

O primeiro grupo a se apresentar será o BR Brass Quinteto de Metais, formado no ano de 2013 por Paulo Henrique Oliveira e Ramon Diego (trompetes), Marlon Rissatto (trombone), Oséias de Souza (trompa), Marcel Montini (tuba) e Fernando Reis (bateria).

O grupo explora repertórios popular e clássico, além de priorizar a performance de palco. É orientado pelo professor Marcelo de Jesus Silva (Bambam), e, no recital, apresentará obras variadas, como a famosa trilha sonora do filme “007”, um medley de Tim Maia e “Rock Around the Clock”, de Elvis Presley.

A seguir, será a vez do Quarteto Rossini de Madeiras, integrado por Ricardo Arturo Osores (clarinete), Alex Sanches (fagote), Wesley Sampaio (flauta) e Oseias de Souza (trompa). O grupo faz apresentação de obra do compositor que dá nome ao quarteto.

Encerra o recital o Quarteto de Saxofones Saxofonium, formado por Bruno Camargo (sax soprano), Fernando Dias (sax alto), Nicholas Silva (sax tenor) e, nessa apresentação, com participação especial do professor Marcos Pedroso (sax barítono).

O quarteto apresentará obras de Jean-Baptiste Singelée (“Grand Quatuor Concertant”), Jean Françaix (“Petit Quatuor”) e Luiz Gonzaga (“Asa Branca”).

O Quarteto Saxofonium, criado e orientado pelo professor Marcos Pedroso desde 2011, vem trabalhando em repertórios originais para essa formação.

Participou de concursos, apresentações em eventos da cidade e do 5o Encontro Internacional de Saxofonistas em Tatuí.

Também recebeu orientações em masterclass com o Quarteto de Louisiana (EUA) e Quatour Ellipsos (FRA). Em 2013, classificou-se em quarto lugar no Prêmio Incentivo de Música de Câmara.

Música de câmara

A área de música de câmara é uma das maiores do Conservatório de Tatuí. Sob coordenação da professora Míriam Braga, conta com 28 professores e envolve mais de 600 alunos de música clássica.

O objetivo é incentivar alunos a formarem pequenos grupos (música de câmara) e desenvolverem habilidades como recitalistas e “performers”.

Com classes de 50 minutos, os alunos dos diversos níveis participam de atividades que propiciam vivências do conteúdo musical em conjunto e visam à “formação total do aluno no sentido de conduzi-lo a um trabalho final que valorize a iniciativa pessoal e independente”.

A área também organiza, anualmente, três edições da Semana de Música de Câmara e uma edição do Prêmio Incentivo de Música de Câmara.

A cada bimestre, as provas obrigatórias são transformadas em apresentações públicas, quando mais de 150 grupos apresentam-se em diferentes horários.

O público acompanha as mais diversas apresentações, todas gratuitas, enquanto os alunos têm a performance avaliada.

Os ingressos para a apresentação podem ser retirados diretamente na bilheteria do teatro, no dia do evento ou antecipadamente, de terça a sexta, das 17h às 19h.


Publicidade