‘Saúde será grande desafio’, avalia Maria José em visita

    148
    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

     

    “Pude verificar que será um grande desafio – mais um, na verdade, para a nossa administração”. A avaliação da prefeita Maria José Vieira de Camargo diz respeito à Saúde de Tatuí, tema de levantamento feito por ela no primeiro dia de governo.

    Na manhã de segunda-feira, 2, Maria José visitou postos de saúde para “diagnóstico”. O objetivo foi verificar “in loco” como são realizados os atendimentos à população, quais as dificuldades dos pacientes e dos funcionários e quais as ações de melhoria a serem adotadas.

    “Ouvimos os pontos de vista da população, das equipes de enfermagem e, também, conversamos com os médicos. Pelo que conseguimos apurar inicialmente, posso dizer que as necessidades são várias e urgentes”, relatou.

    Acompanhada de comitiva, a prefeita visitou sete unidades de saúde depois de ter conferido a sede da Secretaria Municipal de Saúde, na rua José Ortiz de Camargo.

    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

    Maria José, o secretário da pasta, o enfermeiro Jerônimo Fernando Dias Simão, e a enfermeira responsável, Marília Bernardo, estiveram nas UBSs do Jardim Gonzaga, vila Angélica, Jardim Tóquio, São Cristóvão, vila Esperança, Santa Cruz e CDHU “Orlando Lisboa”.

    Nas unidades de saúde, conforme divulgou a assessoria de comunicação da Prefeitura, a prefeita ouviu reclamações por parte da população e dos funcionários.

    Os usuários teriam se queixado de “falta de remédios e demora na realização de exames e de marcação de consultas com especialistas”.

    Servidores teriam relatado dificuldades para trabalhar por conta de “equipamentos quebrados e sem reparos” e falta de itens básicos, como lâmpadas, cartuchos para impressoras e gazes para uso em curativos e outras aplicações.

    “O trabalho a ser realizado será grande, os desafios são imensos, mas tenho certeza que, com essa equipe, vamos oferecer um serviço de saúde de boa qualidade aos tatuianos”, acrescentou, por meio de nota enviada à imprensa. “Nos próximos dias, pretendo continuar as visitas”, complementou.

    Prioridades

    O vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva anunciou prioridades para a área. Em discurso de posse, no domingo, 1º, ele afirmou que a equipe de governo vai “trabalhar duro” para o credenciamento de novos médicos, marcação de consultas e a regularização dos trabalhos dos funcionários da Santa Casa.

    “Queremos uma Saúde mais humana, digna da nossa população. Uma Educação melhor. Lutaremos, também, pela retomada da confiança em nossa cidade do setor empresarial. Serão feitas medidas de estímulo para que possamos recuperar os empregos perdidos e, assim, gerar novos postos de trabalho”, argumentou.

     

    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra