Saúde combate tuberculose até domingo com ações gratuitas





A Secretaria Municipal de Saúde realiza até o próximo domingo, dia 15, campanha de busca ativa para detecção de novos casos de tuberculose. Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, os exames serão realizados em todas as UBSs (unidades básicas de saúde) da zona urbana e rural, em especial em pacientes que têm como sintomas alguma dificuldade respiratória.

A pasta alerta que tosse por mais de duas semanas, acompanhada ou não de febre, pode ser sintoma de tuberculose. De acordo com a secretaria, em geral, a doença também gera emagrecimento e perda de apetite. A tuberculose é contagiosa e causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente, em locais com aglomerações e pouca ventilação.

Em caso de diagnóstico positivo, a secretaria fará encaminhamento para tratamento médico especializado e gratuito em posto de saúde mais próximo do paciente.

Em nota, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, disse que a tuberculose “ainda é um sério problema de saúde pública no Brasil”.

“É importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas e procurem orientação nos postos de saúde do município. A doença tem cura, desde que o tratamento com medicação seja seguido à risca e durante o período determinado pelo médico”, declarou.

Mais informações sobre a doença podem ser obtidas por meio do fone 3259-6358.