Saúde atinge 80% de abstenção com ação de controle ao tabaco

337
Programa é desenvolvido nas unidades do Jardim Gonzaga e CDHU
Publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou, por meio de assessoria de comunicação, que registrou taxa de 80% de abstenção do tabagismo em pacientes que realizam tratamento em uma das duas unidades de saúde do município.

O índice foi divulgado pelo coordenador do programa nacional de controle ao tabagismo, do Ministério da Saúde, Anderson Hajje Machado.

Em Tatuí, a ação acontece nas unidades da ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jardim Gonzaga e CDHU (Conjunto de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Orlando Lisboa de Almeida”.

O objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao tabagismo. De acordo com Machado, o tratamento é composto pela “vontade ativa do tabagista em parar de fumar acompanhado de uma equipe de médicos, enfermeiras e farmacêuticos”.

São realizadas reuniões semanais nas quais se discutem os casos em geral, além da medicação prescrita que complementa o tratamento.

Publicidade

Até o momento, já foram atendidas 45 pessoas, em duas turmas na ESF do Jardim Gonzaga e uma na ESF do CDHU. “No CDHU, conseguimos uma taxa de abstenção do tabagismo de, aproximadamente, 80%”, comemorou Machado.

Os interessados em participar devem procurar uma das duas unidades para se cadastrar. É preciso deixar dados para contato. As equipes retornarão para os futuros pacientes na “medida em que forem formadas novas turmas”.

Conforme a assessoria da Prefeitura, em princípio, o atendimento está acontecendo somente nesses dois bairros. Entretanto, a previsão é de que novas turmas sejam formadas nas demais unidades básicas de saúde.

Publicidade