São Vicente ganha cozinha nova e passará por ciclo de revitalizações





O Lar São Vicente de Paulo reinaugura neste sábado, 7, os setores de cozinha, alimentação e nutrição e o refeitório masculino. As reformas fazem parte de uma série de revitalizações pela qual a casa passará até o final do ano.

Os materiais de construção, de todas as reformas, foram doados pela associação Pró-Vida – Central Geral do Dízimo. No total, foram repassados R$ 83 mil para a instituição.

De acordo com o presidente do Lar, Ivan Rezende Ferreira, os custos da mão de obra foram pagos com um show beneficente promovido pelo Lions Clube de Tatuí. A renda do evento, que totalizou R$ 20 mil, foi totalmente revertida para a obra.

“Claro que, dentre a mão de obra e o material, tem uma quantidade de material que a gente mesmo compra. Algum reparo não previsto que surge e o lar complementa, com donativos e eventos”, explicou.

A obra do refeitório masculino foi a que teve menor intervenção. Os próprios funcionários de manutenção da instituição vicentina realizaram o trabalho.

O setor de cozinha passou por revitalização completa, com troca de mobiliário e equipamentos. A câmara fria ganhou prateleiras de pedra, material de fácil manutenção e limpeza, conforme explicou o presidente da entidade.

A área de preparação de dietas especiais, para os assistidos que se alimentam por sonda, também recebeu melhorias. Houve troca de todo o piso do setor.

Ferreira detalhou que o fogão industrial, que está servindo a cozinha, é o único item que continua no local. O equipamento também recebeu reforma, estando “totalmente funcional”. Segundo o presidente do lar, ele ganhou pintura automotiva.

Durante o período de obras na cozinha, os funcionários do lar vicentino fizeram uso da cozinha externa para preparar refeições. O espaço serve à Festa da Caridade.

“Ela foi adaptada, está mais adequada para a nossa rotina. Lá, nós temos um fogão industrial. Então, deu para manter o atendimento nesse período”, contou Ferreira.

As obras terão continuidade após a Festa da Caridade. O evento acontecerá no dia 26 deste mês, feriado de Corpus Christi, contemplado a romaria em tapete religioso.

A próxima etapa dos trabalhos é a revitalização dos centros de convivência masculino e feminino. Ambos ganharão mobiliário novo, televisores de tela fina e “home theater”.

A área masculina ganhará, além da pintura nova, a troca de portas, janelas e de piso. A feminina terá intervenção menor, como pintura e a revisão no telhado, que está apresentando vazamentos.

Paralelo às reformas dos centros de convivência, o refeitório feminino passará pela mesma revitalização pela qual passou o masculino. A intervenção não será grande, porém, mudará bastante a aparência do local, de acordo com Ferreira.

Dentre as reformas, a última será a ala masculina, que necessita de reparos. Alguns trincos nas paredes, que não comprometem a estrutura do prédio, serão consertados.

“Dependendo do resultado da festa e dos apoios que tivermos, nós podemos contratar mais equipes para que façam ao mesmo tempo. Para andar mais rápido, depende dessa questão”, afirmou.

Segundo o Ferreira, a manutenção dos prédios é realizada de forma a ter o impacto mínimo no dia a dia dos assistidos. “Como são locais diferentes não compromete a utilização”.

Responsável pela doação do material, mobiliário e equipamentos, o grupo Pró-Vida esteve diversas vezes no Lar São Vicente de Paulo para avaliar as condições do prédio. As visitas técnicas também tiveram como objetivo verificar a situação documental da instituição, requisito para garantir a doação.

“Depois que passa o processo de visitas, nós temos que cotar três orçamentos. Daí, eles agendam por último uma visita ao presidente da Pró-Vida. Passamos por uma sabatina, para explicar o projeto”, disse o presidente do lar.

Para facilitar a liberação das doações, os vicentinos dividiram em três projetos as reformas. A surpresa, segundo Ferreira, foi ter todos aprovados pelo Pró-Vida.

Outra novidade do Lar São Vicente de Paulo é a construção da Praça do Idoso. A implantação está adiantada e tem previsão para terminar até dezembro. Uma parte do calçamento foi doada por duas empresas locais, segundo o presidente.

Após a Festa da Caridade serão comprados bancos e outros mobiliários paisagísticos. Parte da pavimentação será feita com massa asfáltica, doação de uma empresa do segmento de Cesário Lange.

“Está bem adiantada, mas falta alguns detalhes como bancos, parte de paisagismo e estamos aguardando uma emenda parlamentar para uma academia para o idoso ao ar livre”, contou.

Após a construção da praça, o lar vai colocar em prática o projeto Bem-Estar no Lar, de funcionamento como “Centro Dia”. O objetivo é receber idosos que moram fora da entidade para participarem de atividades e dividirem a convivência com os 85 assistidos.

“Teremos caminhada, toda programação diária e depois eles vão para as próprias casas. Vamos fazer essa triagem junto ao Creas (Centro de Referência de Assistência Social) e eles vão nos passar os idosos que têm o perfil e a necessidade”, explicou.