São Martinho vence XI de Agosto e espera adversário para a finalí­ssima





Arquivo o Progresso

São Martinho venceu o XI de Agosto e garantiu vaga na final do ‘Zé Leiteiro’

 

A equipe principal do “Leão do Sul” é a primeira finalista da oitava edição do “Campeonato José de Campos”. O São Martinho conseguiu o “feito” ao vencer o XI de Agosto no derbi realizado no campo do Áz de Ouro, no dia 30 de março.

A peleja que valia vaga direta para a finalíssima aconteceu no período da manhã, com presença de “público maciço”, conforme a organização do evento. No jogo, o São Martinho não deu chances para o time agostino, marcou 5 a 1.

Com o resultado, a equipe do “Leão do Sul” despachou a da “Égua Vermelha”. O XI havia chegado às semifinais após ter vencido o Gepav no dia 23 de março.

A equipe agostina foi a última a se classificar para as semifinais do campeonato de futebol. Ela integrava o grupo “B”, que era composto por Gepav, Associados do São Martinho e o Nova União – primeiro classificado com sete pontos.

O XI encerrou a fase classificatória com seis pontos e saldo de três gols, resultado de duas vitórias e uma derrota. A equipe agostinha estreou com o “pé esquerdo”, perdendo por 1 a 0 para o Nova União, no início do campeonato, no dia 26 de janeiro.

Em março, no dia 9, o time se recuperou e goleou o Associados do São Martinho por 3 a 0. Se manteve na disputa ao golear o Gepav, mas “caiu fora” com a derrota na primeira partida da semifinal contra o time do “Leão do Sul”.

O Gepav ocupou a última posição no grupo “B”, sem pontos marcados e com saldo negativo de cinco gols “negativos”. A equipe perdeu no dia 19 de janeiro – na rodada de abertura da competição – para o Associados do São Martinho por 2 a 1; para o Nova União por 3 a 0 no dia 9 de fevereiro; e para o XI.

Na briga pela última vaga, contra os agostinos, a equipe entrou em campo com nove atletas. Apesar de ter conseguido reagir – a equipe chegou a ter o placar em 3 a 0 –, o Gepav não suportou a pressão do XI, campeão 2013 do “Zé Leiteiro”.

Em função do resultado, deixou a competição que segue neste domingo, 6, com o penúltimo jogo. O confronto será entre os semifinalistas Nova União e Jardins. O vencedor da partida fará a final contra a Associação Atlética XI de Agosto.

A partida terá arbitragem da TOE (Tatuí Organizações Esportivas) e entrada gratuita. O público poderá acessar o campo do Áz de Ouro pela rua Teófilo Andrade Gama, na direção do centro da cidade ao Jardim Santa Rita de Cássia.

O “Campeonato José de Campos” é promovido por Cesário Mota Filho, o Cesário Tatu, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Neste ano, ele registrou inscrição de oito equipes, divididas em dois grupos.

No “A”, atuaram: São Martinho, Santa Cruz, Jardins e Associados do XI de Agosto; no “B”, competiram pelas fases classificatórias os times da Associação Atlética XI de Agosto, Gepav, Associados do São Martinho e Nova União.

Desde fevereiro, a competição conta com equipe de atendimento de urgência e emergência para atender os jogadores em campo. Os atletas que, eventualmente, necessitarem de ajuda recebem cuidados por meio de uma ambulância. O veículo foi cedido por meio de parceria com o Sindimetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região) e disponibiliza profissionais.

As partidas serão realizadas a partir das 9h, de modo a preservar a integridade física dos atletas. Os jogadores inscritos têm, em média, 50 anos ou mais.

Conforme a organização, o horário foi escolhido por conta do clima. Após as 10h, por conta da estiagem, a temperatura tende a subir, podendo gerar desconforto e, com isso, fazer com que os atletas tenham um “baixo rendimento”.

O torneio é disputado na categoria 50 (voltada para atletas com 50 anos de idade ou mais) e teve origem com uma reunião entre amigos. Do encontro, surgiu a ideia da promoção de campeonato o qual foi atraindo mais times a cada edição.